Em reunião realizada nesta terça-feira (19) com a 3ª Coordenadora Regional de Saúde (CRS), a Secretaria Municipal de Saúde recebeu orientações sobre vacinar, prioritariamente, os profissionais da saúde que atendem pacientes infectados nos hospitais, nas enfermarias, no pronto atendimento Covid, nas Unidades de Pronto Atendimento (Upas) e nas unidades de triagem. Além destes, bem como profissionais que atuam na investigação e coleta de amostras de laboratório, idosos com mais de 60 anos, pessoas com alguma deficiência que estejam em Instituições de Longa Permanência e indígenas.
A vacinação ocorrerá exclusivamente nos locais de trabalho dos profissionais e a primeira dose deve ser aplicada na manhã desta quarta-feira (20).
Ainda não há a confirmação do número de doses para o município, porém a secretária de Saúde, Zelionara Branco, estima que a vacina não será suficiente para imunizar metade dos profissionais de saúde da cidade.
A previsão de chegada do primeiro lote é às 15h30, sendo que uma equipe da Secretaria irá a Pelotas buscar as doses.
Primeira fase
Na fase da campanha alguns critérios foram estabelecidos para a vacinação: Quem teve Covid-19 só receberá a dose após 30 dias da recuperação da doença e quem teve contato com pessoa suspeita de estar contaminada ou que teve sintomas nos últimos 14 dias somente será vacinado 30 dias depois do contato ou da recuperação da doença.
Foram destinadas 12,4 mil doses da vacina para serem distribuídas entre 22 municípios que fazem parte da 3ª CRS.