O Hospital Monporto, de Rio Grande, está iniciando a organização para implementação da Acreditação Hospitalar, visando aprimorar a qualidade dos serviços prestados e desenvolver estratégias de gestão eficazes. A ação será conduzida pelo Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS), uma instituição credenciada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).
Nesta primeira fase do processo, os avaliadores, Sergio Santos Ruffini, Fernanda Guimarães e Marco Aurélio Panzenhagen visitaram todas as áreas e serviços do Hospital, acompanhados pelos coordenadores dos setores e médicos da unidade. Durante a visita, foram analisados setores como atendimento emergencial, assistência nutricional, cuidados intensivos, internações, diagnóstico por imagem, análises clínicas, gestão de equipamentos e tecnologia médico-hospitalar, farmácia, biossegurança e higienização, gestão de pessoas e, gestão da qualidade e segurança.
A Acreditação Hospitalar é uma certificação que atesta a conformidade da instituição com padrões rigorosos de qualidade, reconhecidos internacionalmente. O processo da ONA é definido em três níveis, que avaliam a segurança dos processos, a gestão integrada e a maturidade institucional da organização. Para alcançar essa certificação, o Hospital terá que demonstrar o cumprimento dos padrões exigidos pela ONA.
Com a Acreditação, a instituição de saúde reafirma o seu compromisso com a excelência na assistência à saúde, buscando continuamente a melhoria dos seus processos e a segurança dos seus pacientes.