O Sindicato Rural do Rio Grande prestou, na noite de terça-feira (30), uma homenagem à Cláudio Diaz pela passagem dos seus 50 anos atuando como leiloeiro na entidade e por toda a América Latina. Antes do Remate de Gado Geral, organizado pela Ponteiro Negócios Rurais, Diaz foi aclamado pelos presentes e recebeu a tábua do leilão utilizada nos últimos 50 anos pela entidade.
O presidente do Sindicato Rural, Leandro Freitas, antes do início do Remate de Gado Geral, pediu a palavra e relembrou a trajetória de construção da entidade, a partir da realização dos remates. Destacou ainda, a importância do trabalho do Claudio Diaz para o fortalecimento do Sindicato e da consolidação do trabalho sério e abnegado de todos da diretoria. Como leiloeiro, segundo Leandro Freitas, Diaz foi protagonista de momentos muito marcantes e, por isso, o Sindicato Rural, através de sua diretoria, estava entregando a tábua do leilão. Depois de 50 anos, a tábua utilizada para a batida do martelo de venda foi trocada. A nova, representa o olhar para o futuro da entidade. A tábua retirada, entregue à Diaz, foi transformada numa lembrança de que trabalho sério e dedicação estão consolidados no trabalho que unem ambos.
“O mais bonito é a singeleza, a amizade. Vimos isso aqui iniciar”, afirmou Diaz ao receber a homenagem. “Esse Sindicato Rural construiu um deputado federal, que honrei a cada minuto. Fui presidente do Mercosul, o único representante da América Latina no Parlamento Europeu, fui o braço direito de uma Governadora e nunca me esqueci desse local. Nunca deixei de dar a minha atenção. Sacrifiquei como leiloeiro e político a minha família, se dormia numa camionete para fazer 22 leilões por mês. Chegamos ao caso nessa profissão de cabeça erguida e mãos limpas”, concluiu ele.