Ministério e Emater/RS-Ascar fazem visitas de acompanhamento a OCS de Rio Grande

Nas visitas foram avaliados o atendimento das normas do Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica (SISOrg) do grupo, tanto nas propriedades quanto no espaço de comercialização direta da feira livre. (Foto: Divulgação)

Na quinta-feira passada (19/05), foram realizadas visitas de acompanhamento às propriedades dos integrantes do Grupo de Produtores Orgânicos do município de Rio Grande (GPRG). Participaram da atividade o auditor fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), engenheiro agrônomo José Cleber de Souza Dias, o assistente técnico Regional da Emater/RS-Ascar em Manejo dos Recursos Naturais, engenheiro agrônomo Fernando Luiz Horn, e o extensionista rural do Escritório Municipal de Rio Grande, engenheiro agrônomo Aldair Gaiardo, técnico assessor da OCS.

Nas visitas foram avaliados o atendimento das normas do Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica (SISOrg) do grupo, tanto nas propriedades quanto no espaço de comercialização direta da feira livre. Foram verificadas as práticas, os manejos, os insumos utilizados e os controles adotados por cada família no processo de produção, bem como feita observação direta das áreas de produção e de comercialização. O representante do Mapa também efetuou coletas de amostras dos produtos produzidos, para análises de rotina, para monitorar a confirmação da qualidade dos produtos.

O grupo é composto por três agricultores familiares localizados no Povo Novo e na Ilha dos Marinheiros, que fazem a comercialização direta aos consumidores de produtos orgânicos, principalmente frutas e hortaliças. Os hortifrutigranjeiros são ofertados de acordo com a disponibilidade aos consumidores nas suas propriedades, nas feiras livres do Cassino e do Povo Novo ou por encomendas via meios digitais, inclusive para grupos de consumidores.

O Escritório Municipal das Emater/RS-Ascar efetua o assessoramento técnico produtivo aos agricultores, auxiliando na organização do grupo, apoiando na comercialização e nos encaminhamentos da documentação para a atendimento da conformidade orgânica. Para a manutenção desse processo, são adotadas rotinas de visitas e atividades coletivas que envolvem, além dos integrantes do grupo, outros agricultores interessados e grupos de consumidores que demandam os produtos orgânicos.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome