Juventude rural tem contato com Unidade de Referência Técnica Emater-RS/Ascar em Rio Grande

A atividade ocorreu na localidade da Quitéria, em Rio Grande, reunindo jovens de diversos municípios para abordar temas técnicos e discutir políticas públicas para o meio rural (Foto: Lidiane Lopes)

Na quinta-feira (17), durante Dia de Campo inserido no módulo final do Curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento da Emater-RS/Ascar, houve apresentação de uma Unidade de Referência Técnica em Juventude Rural, coordenada por Daniel Barros, participante do curso. A atividade ocorreu na localidade da Quitéria, em Rio Grande, reunindo jovens de diversos municípios para abordar temas técnicos e discutir políticas públicas para o meio rural. A programação foi organizada em quatro estações temáticas, conduzidas por extensionistas da Emater-RS/Ascar.

Na primeira estação, a extensionista Viviane Dutra apresentou políticas públicas de financiamento voltadas à juventude rural, com destaque para o Programa Bolsa Juventude Rural, que está sendo implementado na propriedade do jovem anfitrião. Na segunda estação, Andréia da Silveira Lucas tratou da avicultura colonial, explicando processos de produção integrada e práticas sustentáveis.

A terceira estação teve a participação de Aldair Gaiardo, que demonstrou o uso de maquinário agrícola e técnicas de produção e silagem de milho, essenciais para a alimentação animal. Ele também abordou a obtenção de crédito rural e apresentou maquinários adquiridos por meio do Pronaf. Na quarta estação, Rogério Soares falou sobre o cultivo de hortaliças e solos, ressaltando a importância da diversificação produtiva para geração de renda e alimentação, destacando que a família de Barros comercializa seus produtos em feiras livres.

O evento contou com a presença de Mariana Pires, representante da Secretaria Municipal da Agricultura, Pesca e Cooperativismo, e Regina Medeiros, extensionista do Escritório Regional da Emater-RS/Ascar, que apresentaram estratégias de apoio aos jovens produtores. Reginaldo Clasen, coordenador do Cetac Canguçu, reforçou a importância da formação contínua e anunciou que a formatura da sexta edição do curso ocorrerá em novembro.

Também estiveram presentes os coordenadores desta edição e extensionistas rurais Joana Caetano, Luísa Meyer e Sheila Lopes, além de profissionais de São José do Norte, Amaral Ferrador e Turuçu, que contribuíram com as discussões sobre incentivos para a permanência dos jovens no campo.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome