Eleições municipais: conheça os pré-candidatos à Prefeitura de Rio Grande

A lista de pré-candidatos confirmados para o cargo de chefe do Executivo Municipal está composta por sete pessoas. (Foto: Reprodução)

Por Laura Cosme

O primeiro turno das eleições municipais de 2024 acontece no dia 6 de outubro. O prazo para todas as legendas escolherem seus candidatos por meio das convenções partidárias iniciou no dia 20 de julho e termina na próxima segunda-feira (5). O período está delimitando o cenário eleitoral em Rio Grande. Por conta do número de eleitores aptos a votarem no município, não haverá segundo turno.

A lista de pré-candidatos confirmados para o cargo de chefe do Executivo Municipal está composta por sete pessoas. Contudo, apenas dois foram confirmados em convenções partidárias já realizadas. Entre os pré-candidatos, está o atual prefeito, Fábio Branco (MDB), que busca a reeleição, mesmo com dúvidas jurídicas em torno da possibilidade de sua candidatura.

Desde o início das convenções partidárias, seis partidos já determinaram o rumo das
legendas para o pleito de outubro, sendo eles: Novo, PSOL, PSD, PSDB e Cidadania. Até a
próxima segunda-feira, o PT, o MDB, União Brasil (UB) e o PDT devem realizar suas convenções partidárias e oficializar a composição das chapas.

Além da escolha dos pré-candidatos, as legendas também estão apresentando suas coligações. Até o momento, há duas coligações determinadas, sendo elas: “Rio Grande não
pode parar”, composta pelos partidos MDB, PSDB e Cidadania; e “Frente Popular”, constituída pelo PT, PSB, PSD e PCdoB.

Nestas eleições, o Novo, o PL e o Democracia Cristã (DC) confirmaram que irão participar com chapa única, sem coligações. Já o PSOL afirmou que dará apoio crítico à coligação
“Frente Popular”. As legendas UB e PDT ainda não confirmaram formação de chapas ao Executivo.

Após a realização das convenções, as siglas terão até 15 de agosto para registrar os nomes dos candidatos na Justiça Eleitoral de cada município. Os partidos também deverão registrar os candidatos aos cargos de vereador conforme a cota de gênero, que prevê mínimo de 30% de candidaturas femininas.

Durante o período de análise, as candidaturas poderão ser contestadas pelos adversários,
partidos políticos e o Ministério Público Eleitoral (MPE).

Candidatos confirmados em convenções já realizadas:  

  • Daniel Borges (PL)
(Foto: Divulgação)

Atual presidente da sigla no município, Daniel Borges é empresário e irá concorrer
pela primeira vez ao cargo de chefe do Executivo. Para integrar a chapa, a legenda escolheu como pré-candidato a vice o professor Ademar Moraes, que já havia concorrido ao pleito no ano de 2020.

  • Renato Lima (Novo)
(Foto: Guga Volks)

Pela primeira vez concorrendo ao cargo de prefeito, Renato Lima é empresário e já foi presidente e dirigente das principais entidades de classe do município.

Pré-candidatos que ainda não confirmaram suas candidaturas nas convenções partidárias:

  • Halley Lino de Souza (PT)
(Foto: Divulgação)

Primeiro suplente a deputado estadual, Halley Lino de Souza é advogado e cunhado do deputado federal Alexandre Lindenmeyer. Esta será a primeira vez que Souza irá concorrer em uma eleição municipal. Integrando sua chapa, indicado pelo PSB para o cargo de vice, está o nome de Paulo Renato Mattos Gomes.

  • Rafael Missiunas (PDT)
(Foto: Divulgação)

Atual vereador, Júlio Lamim está em seu primeiro mandato no Legislativo municipal. No dia 10 de abril, o candidato afirmou que era pré-candidato à Prefeitura. No entanto, ainda não confirmou sua candidatura.

  • Júlio Lamim (UB)
(Foto: Divulgação)

Vereador na atual legislatura, Rafael Missiunas era filiado ao PT, legenda pela qual concorreu ao último pleito municipal. Filiou-se ao PDT em 12 de março. A pré-candidatura do parlamentar ao Executivo foi anunciada no dia 12 de abril.

  • Cláudio Esperon (DC)
(Foto: Divulgação)

Atualmente, Cláudio Esperon é presidente do partido Democracia Cristã (DC). A pré-candidatura de Esperon foi anunciada no dia 19 de abril.

  • Fábio Branco (MDB)
(Foto: Divulgação)

Atual prefeito, Branco já esteve à frente do cargo de chefe do Executivo entre 2001 e 2004 e de 2009 a 2012, sem conquistar a reeleição nas gestões anteriores. Como pré-candidato, busca a reeleição no pleito de 2024, contudo, existem dúvidas jurídicas a respeito da possibilidade de candidatura. No momento, o MDB não trabalha publicamente com outros nomes de pré-candidatos. Indicado pelo PSDB para o cargo de vice-prefeito, está o nome de José Antonio Repolhinho. Também pode ser opção de vice o ex-deputado federal, Cláudio Diaz (Progressitas).

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome