A cidade do Rio Grande conta com coleta de resíduos sólidos em toda extensão de sua área urbana. Em alguns bairros específicos, assim como na área central, a coleta é realizada de forma automatizada através de contêineres coletores que são recolhidos por caminhões próprios para este trabalho. Este processo dinamiza a coleta, tornando-a mais higiênica devido ao armazenamento em local adequado até seu recolhimento.
Segundo dados obtidos pela Secretaria de Zeladoria e Cidade (SMZC) junto a empresa que presta o serviço de coleta de resíduos no município, entre os meses de dezembro de 2022 e abril de 2023 mais de 100 contêineres precisaram ser substituídos. Segundo a empresa 44 contêineres foram furtados neste período e outros 68 foram vandalizados, queimados ou sofreram com graves avarias em sua estrutura, inutilizando-os para a função.
Devido à coleta automatizada realizada por caminhões especializados qualquer avaria considerável na estrutura dos contêineres impede que a coleta seja realizada. Esses contêineres são levados para manutenção e em boa parte os casos acabam virando sucata. No total a cidade do Rio Grande conta com 750 contêineres para a coleta de lixo orgânico e resíduos.
O prejuízo com os contêineres quebrados é arcado pela empresa prestadora do serviço de coleta de lixo e este custos estão previstos em contrato. Porém, quando há renovação, é acrescido um valor baseado numa previsão de custos com a reposição destes equipamentos e o alto número de contêineres vandalizados ou furtados na cidade acabará por encarecer os valores do contrato futuro. Quanto maior o número de contêineres que precisarem ser substituídos durante a vigência do atual contrato, maior será o valor do próximo contrato.
Há uma questão cultural em relação ao cuidado com o bem público e esta situação de vandalismo afeta diretamente a população como um todo. Os custos de reposição serão repassados a longo prazo ao contribuinte e também há a possibilidade da prestação do serviço não ser realizada plenamente, causando o acúmulo de lixo em alguns locais devido à falta destes contêineres coletores.
O Poder Público Municipal e a empresa prestadora de serviço tem realizados ações para que estes atos de vandalismo não comprometam a prestação de serviço de coleta de lixo. A Guarda Municipal atendendo a denúncias já realizou diversos flagrantes e efetuou prisões de vândalos e ladrões. Já a empresa possui uma equipe que realiza manutenção dos contêineres, avaliando quais estão aptos ao trabalho e substituindo todos aqueles que sofreram alguma avaria.