Rio Grande: SEBRAE RS apresenta o projeto ‘Desafiando Modelos: inspirando a governança no turismo’ a representantes da SMDIT

reunião ocorreu no Espaço Público Coworking, Chalé 10. (Foto: Divulgação)

Os representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Maximilianus Pinent e Jussara Argoud, apresentaram, na quinta-feira (13), o projeto ‘Desafiando Modelos: inspirando a governança no turismo’ aos representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação e Turismo (SMDIT) de Rio Grande, e da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (SMTEL) de São José do Norte. A reunião ocorreu no Espaço Público Coworking, Chalé 10 e, segundo a turismóloga da SMDIT, Andréa Burguez, teve como objetivo avaliar os planos, conselhos e fundos municipais de turismo, além de analisar a forma com que os municípios estão direcionando sua política pública dentro dos programas preestabelecidos.

De acordo com o consultor do SEBRAE RS, Maximilianus Pinent, o projeto busca promover o monitoramento de questões de saúde, meio ambiente, segurança e turismo a fim de atender os empreendimentos necessários para impulsionar estas áreas. “Os municípios têm seu próprio Plano Municipal de Turismo, e nosso propósito é olhar para este plano e atender suas variáveis, gerando uma melhoria das atividades do turismo e tornando-o um fomentador da economia de cada uma das localidades. Além disso, ao apresentar estas metodologias, incentivamos as secretarias a levar estas pautas para as discussões do Conselho Municipal de Turismo, a fim de torná-los efetivos à comunidade”, afirma Maximilianus.

A gestora de projetos de turismo do SEBRAE RS, Jussara Argoud, completou dizendo que esta ação é importante pois desenvolve novos olhares sobre o Plano Municipal de Turismo, e analisa o serviço do Conselho Municipal de Turismo destes municípios através do auxílio de um agente profissional especializado em turismo.

“Esse trabalho será de extrema importância para nós, a fim de estabelecermos melhor uma relação de governança, conselhos e empresários, pois é necessário aprimorarmos a gestão constantemente junto da cadeia produtiva do turismo”, afirmou a turismóloga da SMDIT Andréa Burguez. Finalizou relatando que as atividades realizadas vêm ao encontro da estruturação que a titular da SMIDT, Lu Compiani Branco, está direcionando para o setor de turismo.

A secretária de Turismo, Esporte e Lazer do Município de São José do Norte, Daiane Pereira, relata que o evento foi importante pois organiza o cenário do turismo pós pandemia. “Os municípios vêm há muito tempo desenvolvendo suas atividades, planejando infraestrutura, organizando seus planos principais e fundos de turismo, além de ações de desenvolvimento. Com esta união de processos, buscamos alavancar o turismo da região, aproveitando sua riqueza cultural e náutica”, diz.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome