Como parte da constante qualificação do setor e visando um melhor atendimento no município, a Defesa Civil do Rio Grande começou a receber, na quarta-feira (7), os equipamentos que irão compor a Sala de Situação de Emergência, a primeira do estado. Trata-se de um espaço devidamente equipado para o apoio na prevenção de riscos, controle de dados e aplicação de modelos numéricos para elaboração de boletins informativos.
Já foram recebidas três estações meteorológicas completas, dois televisores e computadores, entre eles um de alta performance, necessário para a atuação com as centrais meteorológicas. Os equipamentos já estão no local da Sala, que funcionará no 2° andar da sede da Defesa Civil, localizada na rua Almirante Barroso n°66, onde os itens já estão sendo instalados e devidamente configurados.
Os materiais foram custeados com apoio do Ministério Público, órgão com o qual a Prefeitura acertou uma parceria para equipar a Sala. Ao todo serão RS 80 mil destinados para a compra dos itens, dos quais RS 48 mil já foram autorizados pelo MP.
De acordo com o ordenador da Defesa Civil, Rudimar Machado, os equipamentos são de suma importância principalmente para o trabalho de prevenção em Rio Grande.
“Vamos ter uma previsão de tempo mais assertiva para atender as demandas da cidade em relação ao tempo, como a quantidade de precipitação e horário. Também teremos toda a parte de gestão de risco, de prevenção e processamento de dados que vão estar disponíveis em um sistema da Defesa Civil, que vamos poder passar diretamente para a comunidade”, afirma.
Também de acordo com ele, cada uma das centrais meteorológicas ficará em pontos distintos do município, sendo uma no centro, uma no Cassino e outra no interior, para que seja possível captar as diferentes informações de cada região.
Parcerias e acesso à comunidade
O trabalho técnico com os equipamentos será realizado pela empresa Catavento Meteorologia, que atua nas áreas de meteorologia e qualidade do ar, com produtos voltados para os setores de meteorologia, meio ambiente e segurança do trabalho. Como parte de um trabalho em parceria, também há a ideia de desenvolver projetos em conjunto com a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e a Secretaria de Meio Ambiente com o treinamento de queimadas.
Ainda está prevista a criação de uma plataforma para o acesso da comunidade, onde será possível verificar a previsão do tempo e obter informações com boletins diários. Além disso, serão disponibilizados boletins semestrais para atender os produtores rurais e a agricultura.
Inauguração
Além da Sala de Situação de Emergência, também haverá um espaço reservado para treinamentos e qualificações da equipe, tanto na parte teórica quanto prática. Ambos os espaços já estão sendo preparados e pintados para que possam ser inaugurados em breve.
“Estamos sempre procurando inovar e melhorar o atendimento da nossa comunidade e a primeira Sala de Situação de Emergência do estado será no nosso município. Com tudo isso, vamos ter todas as informações e condições para atuar na prevenção, mitigação, preparação e resposta de diferentes situações para auxiliar nossa comunidade”, acrescenta Machado.