Rio Grande decreta situação de emergência por impactos da estiagem

Município anunciou medida para combater impactos causados pela seca. (Foto: Divulgação)

A prefeitura do Rio Grande decretou situação de emergência nesta quinta-feira. A medida dará fôlego ao município para enfrentar os impactos da estiagem. “Já estamos fazendo levantamento das propriedades atingidas e os prejuízos causados. Agora, com o decreto assinado, vamos conseguir apoiar os produtores com o devido amparo legal”, destaca Fábio Branco.

O município já deslocou quatro retroescavadeiras para as zonas rurais. O objetivo é aprofundar açudes e microaçudes que possam auxiliar pecuaristas e produtores rurais. “O mesmo será feito com os pescadores. Precisamos fazer a retirada de resíduos para que eles possam voltar a trabalhar. Com as máquinas, vamos conseguir abrir os espaços necessários para isso”, disse o prefeito.

A assinatura do decreto contou com o aval do Conselho Municipal de Desenvolvimento da Agropecuária, Pesca, Micro e Pequenas Empresas (Comaperg), por unanimidade, em reunião realizada no dia 12 deste mês. “Assinamos o decreto com base no aval do Comaperg e nas informações da Defesa Civil e da Emater, para que a gente não perca tempo e a situação de emergência seja homologada o mais rápido possível. A situação neste ano está ainda mais grave, então precisamos tomar essa atitude”, afirma o chefe do Executivo.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome