Aconteceu na noite de quarta-feira (3), no auditório do CIDEC-Sul (FURG), o evento de lançamento do Programa Virada da Paz. O Programa proposto pela Prefeitura Municipal da cidade do Rio Grande teve seu projeto desenvolvido pelo Instituto Cidade Segura, uma organização da sociedade civil que tem a segurança pública como tema de trabalho e já desenvolveu projetos na área da segurança para diversos outros municípios do país como Pelotas (Pacto Pelotas Pela Paz) e Niterói/RJ (Pacto Niterói Contra a Violência).
O Programa Virada da Paz tem por objetivo a implantação de um modelo de segurança pública mais proativo, interdisciplinar e que oportunize o trabalho de forma integrada entre o Poder Público Municipal, as forças de segurança Estaduais e Federais, o Poder Judiciário e o Ministério Público, oportunizando maior segurança a população rio-grandina. Seu modelo de ação visa a prevenção, atacando o problema da violência em sua origem multifatorial com foco em evidências e peculiaridades da população local com atendimento prioritário ao público considerado de risco. O Virada da Paz baseia-se em uma metodologia fortemente comprometida com a questão socioeducativa e prevê trabalhos estratégicos com crianças e jovens, possuindo programas específicos para cada etapa trabalhando educação e assistência social de forma integrada.
Durante a realização do evento as falas de todas as autoridades presentes no palco convergiram para a valorização das ações previstas pelo Virada da Paz com a compreensão de que Rio Grande enfrenta o desafio de superar a violência e a insegurança, um problema de muitas cidades brasileiras, e o projeto apresentado nesta noite propõe um modelo de concreto para mudar a situação no município.
Para o secretário Municipal de Acessibilidade Mobilidade e Segurança, Anderson Castro, a execução das atividades previstas pelo Programa Virada da Paz “será um momento de mudança, de virada, realmente buscando fazer efetivamente um trabalho nas causas da violência e não mais atuar apenas de maneira reativa”. Já o prefeito Fábio Branco (MDB) salientou em sua fala a necessidade de políticas públicas de atuação transversal para atacar as causas da criminalidade, e a pretensão do Executivo Municipal de que o Programa Virada da Paz se torne uma política pública municipal de longo prazo tendo continuidade independente do governo empossado. “Não é um investimento de curto prazo, mas nós vamos plantar esta semente”, afirmou Branco.
A apresentação do Plano de Ação do Programa virada da Paz foi realizada pelo Diretor Executivo do Instituto Cidade Segura, Alberto Kopittke, que salientou os dois eixos de principais em que se baseia o projeto: Ações integrativas de fiscalização e repressão ao crime em colaboração com as esferas Estadual e Federal; e, Prevenção através do desenvolvimento e aplicação de diversos programas integrativos com jovens e suas famílias, ao exemplo dos programas SEJA – aplicado com alunos de escolas públicas municipais -, do Programa Cada Jovem Importa – voltado para jovens em situação de risco -, e o programa AME – focado num trabalho de integração e acompanhamento de pais ou responsáveis legais. Ao todo mais de 20 programas estão previstos para serem realizados por diversas secretarias municipais e outras instituições públicas.
A integração dos órgãos públicos, buscando a eficiência através do uso de diagnósticos da situação e estratégias de trabalho, permitirá a realização de ações que ataquem as causas da violência partindo de metodologias científicas com eficiência comprovada no enfrentamento da violência e na redução dos indicadores criminais. O Programa terá como objetivo final a redução do número de homicídios, de furtos e roubos, a redução das ocorrências de perturbação do sossego, da violência contra mulher, juvenil e a reincidência criminal. O Virada da Paz buscará o aumento da sensação de segurança na comunidade rio-grandina.
O evento contou com a presença de diversas autoridades da cidade que trabalharão de forma conjunta com o Poder Executivo na execução do Programa Virada da Paz. Entre eles, estiveram presentes representantes da Brigada Militar – 6º BPM, da Polícia Civil, da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros Militar, do Ministério Público, e do Foro da Comarca da cidade do Rio Grande. Também estiveram presentes o Reitor da FURG, o Presidente da CDL Rio Grande e São José do Norte, um representante da Capitania dos Portos/RS, o Presidente da Santa Casa e o Administrador da PERG.
Representando a Prefeitura Municipal estiveram presentes além do prefeito Fábio Branco e do vice-prefeito, Dr. Sérgio Webber, diversos Secretários Municipais, dentre eles o Secretário de Educação, Henrique Bernardelli, o secretário de Cidadania e Assistência Social, Evandro Souza da SIlveira, e o secretário de Mobilidade, acessibilidade e Segurança, Anderson Castro. Representando o Legislativo Rio-grandino estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Júlio César Pereira da Silva e diversos vereadores.