Número de desabrigados aumenta para 659 em Rio Grande

659 pessoas estão nos abrigos municipais. (Foto: Roberto Dias/Prefeitura)

Com o acúmulo de chuvas que resultou na elevação dos níveis de água dos rios do estado do Rio Grande do Sul, atualmente, a Prefeitura do Rio Grande, por intermédio da Defesa Civil, trabalha para atender a população enquanto a vazão de água pela Lagoa dos Patos até o oceano transcorre.

Os boletins oficiais sobre toda a situação no município são divulgados ao menos duas vezes ao dia pelos canais oficiais da Prefeitura. Os dados são reunidos pelo Setor de Comunicação, a partir de informações enviadas pela Defesa Civil e secretarias municipais. O monitoramento será realizado até a regularização da situação.

Buscando facilitar a compreensão da população sobre o nível de elevação das águas da Lagoa dos Patos, a partir do boletim das 18h30 do dia 12/05/24, a Prefeitura do Rio Grande passou a utilizar a altura do cais do CCMar como referência, conforme orientação da UFRGS.

A partir do boletim do dia 08/05/2024, às 17h30, a Prefeitura do Rio Grande passou a divulgar as áreas de risco no município por zonas. Os moradores das áreas destacadas deverão, por precaução, buscar abrigo na casa de parentes e amigos fora da zona de risco.

Informações atualizadas às 13h

Nível da Lagoa dos Patos no CCMar (TideSat): 2,56 – 66cm acima do nível do Cais

Vento: sudoeste – 11 km/h

Abrigos em funcionamento: Esporte Clube Camponês – Arraial, Abrigo Cruz Vermelha (antigo BIG), Ginásio Wanda Rocha (Cassino), EMEF João de Oliveira Martins (Castelo Branco), EMEI Vila da Quinta. Abrigo Fábrica de Cordas (para pessoas ou famílias atípicas) SEST SENAT (Parque Marinha). Quiterense (localidade da Quitéria)

Ruas bloqueadas: Sujeito a variação dos níveis da Lagoa dos Patos. A orientação é que os motoristas evitem as áreas das zonas de risco.

Pessoas em abrigos: 659 pessoas.

Animais resgatados: 551 animais resgatados.

Transporte coletivo: Funcionando com a tabela de horários de sábados. Consulte o app Cartão Rio Grande para saber as linhas suspensas.

Travessia lancha e balsa RG-SJN: Suspensa.

Postos de Saúde

POSTOS DE SAÚDE COM SERVIÇOS SUSPENSOS
Rita Lobato, BGV 1 e 2, Santa Teresa, ilhas (Torotama e Marinheiros) e Horácio Brum (Rua Moron). SMS na Almirante Barroso está fechada.

PRONTO-SOCORRO DA SANTA CASA está realocado no Hospital de Cardiologia na Avenida Presidente Vargas.

Confira o boletim completo abaixo:

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome