
A polícia prendeu sete pessoas nos últimos três dias em por crimes relacionados com furto de energia e de cabos na área de concessão da CEEE Equatorial. As prisões aconteceram nas cidades de São José do Norte, Porto Alegre, Alvorada e Rio Grande.
O caso mais recente aconteceu em Rio Grande, neste sábado (25), onde um morador suspeitou de um veículo circulando pelo bairro Bernadeth para furtar cabos da rede elétrica. Os policiais perceberam que parte das ruas do bairro estavam sem energia, e localizaram durante a ronda um carro branco, que foi interceptado. No interior do veículo foram encontrados dois rolos de fios.
Um dos três suspeitos presos disse que os alicates usados para cortar os fios tinham sido jogados pela janela quando eles perceberam a chegada da polícia. Os três foram levados para a delegacia.
Na sexta-feira (24) duas pessoas foram presas por furto de energia. Um dos casos foi identificado em São José do Norte, onde o proprietário de um restaurante foi preso em flagrante. As equipes da CEEE Equatorial localizaram a ligação clandestina antes do medidor de energia, configurando furto de energia. A Brigada Militar foi acionada, e depois de preso, o dono do restaurante foi encaminhado para o presídio de Rio Grande.
No período da tarde os técnicos da CEEE Equatorial encontraram o mesmo tipo de desvio de energia em uma oficina mecânica localizada no bairro Santana, em Porto Alegre. A proprietária foi presa em flagrante pela Polícia Civil.
Na quinta-feira ocorreram mais prisões na capital e na Região Metropolitana. Uma delas foi a proprietária de um supermercado no bairro Sumaré, em Alvorada, onde as equipes da distribuidora identificaram que o medidor de luz estava com o display desligado, sem registrar consumo. A outra prisão aconteceu em Porto Alegre, no bairro Vila Nova, depois que foi encontrado desvio de duas fases de energia em um restaurante. A responsável também foi presa em flagrante.
Prejuízo à população
O furto de cabos e de energia prejudicam o funcionamento da rede elétrica afetando o fornecimento de energia de clientes residenciais, estabelecimentos comerciais, hospitais, serviços essenciais e órgãos públicos.
A população pode colaborar denunciando esse tipo de crime. Isso pode ser feito por meio do telefone 181, Disque Denúncia, da Secretaria de Segurança Pública ou por meio da ouvidoria da CEEE Equatorial no telefone 0800 642 4900.
O combate ao furto de energia e de materiais é priorizado pela distribuidora com inspeções rotineiras desde julho de 2021, quando o Grupo Equatorial Energia assumiu a gestão da companhia.
Em 2024 foram realizas 117 ações de fiscalização para o combate de furto de energia e material da CEEE Equatorial, que resultaram em 100 prisões pela polícia.