A Prefeitura do Rio Grande recebeu, na terça-feira (20), a visita do Coronel Marcio Facin, da Defesa Civil do Estado, para destacar a criação da primeira Sala de Situação, através da Defesa Civil, em parceria com a empresa privada Catavento Meteorologia. A ação será localizada no espaço revitalizado da Defesa Civil e deverá estar em funcionamento nos próximos meses.
O objetivo da Sala de Situação é trabalhar na prevenção de risco. No local, será possível controlar os dados, ter a aplicação de modelos numéricos e a elaboração de boletins. A parte técnica dos equipamentos será realizado pela empresa Catavento Meteorologia, que atua nas áreas de meteorologia e qualidade do ar. Com produtos voltados para os setores de meteorologia, meio ambiente e segurança do trabalho.
Segundo o coordenador da Defesa Civil em Rio Grande, Rudimar Machado, a reforma e o material da Sala de Situação será através de doações e parcerias. O espaço funcionará no 2° andar da sede da Defesa Civil e servirá como centro de treinamento para parte teórica e prática com salas de aula. Além disso, existem projetos para trabalhar em conjunto com a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e a Secretaria de Meio Ambiente com o treinamento de queimadas.
A meteorologista Nathalia Pereira, destaca a relevância do trabalho da meteorologia para a comunidade. “É de extrema importância ter sempre um monitoramento 24h, não somente um monitoramento em eventos extremos, mas um acompanhamento diário. Pois, uma Prefeitura ou instituição que possui a previsão do tempo, consegue planejar melhor toda a sua gestão e obtém uma redução de gastos quando implementa o monitoramento meteorológico. Com isso, a Prefeitura poderá compor suas ações em funções da previsão”, diz Nathalia.
O coordenador regional da Defesa Civil do Estado, Marcio Facin, comenta sobre a criação de uma Sala de Situação em Rio Grande e destaca seus pontos positivos. “A Sala de Situação já atua há alguns anos no Estado, controlando com o monitoramento meteorológico. Saber que o município do Rio Grande se interessou por esse projeto e está instituindo uma Sala de Situação é saber que vocês estão trabalhando na parte preventiva. A Meteorologia é importante porque ela informa e atende ao princípio da economicidade, ou seja, ela faz com que um gestor municipal consigo economizar recursos. Além disso, ela fomenta a econômica, com as informações coletadas o produtor saberá a hora de plantar a soja e outros produtos”, diz Facin.
Haverá ainda a criação de uma plataforma para a comunidade acessar, onde será possível verificar a previsão do tempo e obter informações com boletins diários. Além disso, será disponibilizado boletins semestrais para atender os produtores rurais e a agricultura.
“Todas essas ações que serão desenvolvidas ocorrem de forma integrada com todos os órgãos e entidades que trabalham na prevenção, e também atuando nos desastres em risco”, complementa Machado.