Furg volta às aulas online nesta segunda (14)

Índice na cidade é o pior entre os 12 municípios analisados pelo estudo. Foto: Divulgação

Na próxima segunda-feira (14) estudantes e docentes da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) voltam a se encontrar para dar sequência às atividades do primeiro semestre de 2020. Mas, desta vez, o encontro será pelas telas, em atividades de ensino e projetos pedagógicos preparados especificamente para este momento em que os encontros serão online. A universidade aprovou, no fim de julho, o Calendário Emergencial 2020-2021 e, recentemente, atualizou seu Plano de Contingência que mantém as aulas remotas até o final deste ano.

“Este momento, sem dúvidas, é de grande desafio. Faremos o retorno utilizando os ambientes virtuais de aprendizagem e sabemos que é um desafio para os estudantes e para os professores”, afirma a reitora Cleuza Dias. Nos últimos meses, diversos setores e profissionais da universidade dedicaram-se à preparação para o retorno remoto, que incluiu o desenvolvimento do ambiente virtual de aprendizagem em integração com o sistema acadêmico, uma pesquisa com professores e com estudantes para compreender sua situação durante a pandemia, editais para auxílio de inclusão digital, formação docente e um amplo diálogo com a comunidade acadêmica.

“Juntos, vamos superar os desafios. Sabemos que não vão ser poucos, por isso tivemos um trabalho muito cuidadoso, envolvendo toda a comunidade universitária. Eu também acredito que a atividade de ensino online nos aproximará e essa aproximação pode nos fazer muito bem neste momento de afastamento social. Sintam-se acolhidos, seguiremos juntos”. A reitora também complementa: “a linha principal do nosso trabalho foi manter a inclusão de todas e todos e por isso a resolução aprovada deu diferentes alternativas para os estudantes”.

Com autonomia para propor diferentes tipos de atividades, levando-se em conta especialmente a situação dos acadêmicos dos diferentes cursos e campi, é que as coordenações de curso, Núcleos Docentes Estruturantes e Unidades Acadêmicas planejaram o retorno. Por isso, haverá a oferta de diferentes atividades pedagógicas, projetos e disciplinas, conforme os percursos formativos pensados por cada curso neste momento de emergência.

“Quero agradecer a contribuição de todos que se dedicaram nesses últimos meses, reorganizando as aulas, reorganizando os quadros de sequência, os projetos pedagógicos dos cursos, fazendo a capacitação, o trabalho com o AVA FURG e integração com o sistema acadêmico, a capacitação aos professores, a orientação aos estudantes”, finaliza a reitora.

Como acessar os ambientes virtuais da FURG

Para acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem da FURG basta usar o mesmo login e senha do Sistemas FURG. O login é o número da matrícula, que pode ser consultado no próprio comprovante, ao lado do nome. Para primeiro acesso, a senha é o CPF. Nos casos em que o estudante não lembrar da senha, há a opção “esqueci a senha”.

As formas de contato com as coordenações de curso estão disponíveis no site da FURG. Para saber como cada uma das unidades acadêmicas e administrativas está operando neste momento de distanciamento, é possível acessar o Plano de Contingência de cada uma delas, que indica as melhores formas de contato.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome