Rio Grande: Tela do Chá estará em exposição na Fototeca Municipal até 30 de dezembro

A referida tela é uma obra de arte do pintor de origem francesa Henry Caro Delvaille (1876-1928). (Foto: Divulgação)

A Tela do Chá estará em exposição na Fototeca Municipal até o dia 30 de dezembro, das 13h às 18h. A Fototeca está localizada no interior do prédio da Prefeitura Municipal do Rio Grande.

A obra teve sua restauração entre os anos de  2012 a 2021 e contou com  uma parceria entre a Secretaria de Município da Cultura, através da Pinacoteca Municipal Matteo Tonietti, e a Universidade Federal de Pelotas, por intermédio do Instituto de Ciências Humanas e o Curso Bacharelado em Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis.

A referida tela é uma obra de arte do pintor de origem francesa Henry Caro Delvaille (1876-1928).O artista com trajetória internacional é autor de várias obras que retratavam o cotidiano de pessoas de seu círculo familiar.

É interessante destacar que a obra tem a técnica de óleo sobre tela e enaltece a memória coletiva da cidade, a partir dos elementos iconográficos. É também um registro social de contatos entre pessoas com culturas diferentes, em conexão pela história comercial da cidade, retratando uma cena de interior com senhoras tomando chá. “Sua restauração se justificou para que possamos lhe devolver a integridade da leitura de sua plasticidade utilizando todos os procedimentos técnicos da conservação e restauração”, complementou a diretora da Fototeca Municipal Ricardo Giovaninni e Pinacoteca Municipal Matteo Tonietti, Gianne Zanella Atallah.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome