Procissões e quermesse abrem oficialmente a 286ª Festa de São Pedro em Rio Grande

Após sair da Ilha dos Marinheiros carregada em barcos de pescadores, a imagem do padroeiro de Rio Grande chegou por volta das 16h na Catedral erguida em sua homenagem. (Foto: Richard Furtado)

Duas procissões, uma pela água e outra por terra, e uma quermesse na frente da Catedral marcaram na tarde desta sexta-feira (24) a abertura da 286ª edição da Festa de São Pedro em Rio Grande, a mais antiga festividade religiosa do Rio Grande do Sul.

Após sair da Ilha dos Marinheiros carregada em barcos de pescadores, a imagem do padroeiro de Rio Grande chegou por volta das 16h na Catedral erguida em sua homenagem, no Largo Doutor Pio, sob os gritos de “Viva São Pedro”. Logo depois aconteceu uma rápida solenidade de abertura encerrada com uma benção especial concedida pelo ex-bispo de Rio Grande, D. José Mário.

Organizado pela Diocese com apoio da Prefeitura, o evento se estenderá até o dia 29, quando é celebrada a data do santo padroeiro da cidade. O padre da Catedral de São Pedro, Gil Raul Pereira Júnior explica que a realização da quermesse com bancas de gastronomia e artesanato tem o poder de resgatar tradições seculares ao mesmo tempo que oferece um atrativo a mais para os moradores da cidade durante os festejos da semana do padroeiro.

(Foto: Richard Furtado)

A doceira Fernanda Duarte, integrante da Rede de Mulheres Empreendedoras do Rio Grande é uma das participantes da feira gastronômica e não esconde as grandes expectativas com relação a festa. “Estou muito ansiosa, uma festa desse tamanho é de extrema importância para as vendas” diz. O Ateliê de Fernanda Duarte costuma vender em torno de 150 brigadeiros por dia – o carro chefe do empreendimento, mas durante o período da festa do padroeiro da cidade a previsão é de vencer entre 320 e 400 doces a cada dia.

Além das bancas, um palco para apresentações artísticas e culturais foi montado sob a cobertura erguida no Largo Doutor Pio diante da Catedral. Diariamente, das 14h às 20h, artistas e grupos locais devem se revezar em shows musicais e de dança. No dia 29, até a encenação de um casamento na roça está programada.

Serviço
A 286ª Festa de São Pedro acontece diariamente das 14h as 20h no Largo Dr. Pio. No dia 29, a festa começa as 9h e as 12h haverá venda de corvina assada na brasa ao preço de R$ 25 a unidade. Durante o resto do dia seguem as apresentações artísticas e a feira gastronômica e de artesanato.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome