A I Semana de Arte, Cultura e Indústria Criativa tem em sua programação nos dias 5,8,9,10,11 de novembro, das 8h às 18h, a exposição do Núcleo de Pesquisa Arqueológica “Trabalho e Pesquisa – Escavação e Material”. A apresentação estará à disposição na Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, localizada na Rua Vitorino,666.
Segundo o arqueólogo responsável e Coordenador do Núcleo de Pesquisa, Érico Costa, a exibição objetiva mostrar uma visão ampla de atividades de campo selecionando algumas tipologias de materiais encontrados e pesquisados. “A idéia é mostrar como se executa uma escavação, quais materiais podemos encontrar e o que isso significa para a construção da história através dos vestígios arqueológicos” explica.
A importância do material encontrado através das remoções de terra em torno de objetos soterrados no Município vão desde lítico, ósseo, cerâmico além de demais vestígios que fazem parte, principalmente, das culturas tupi guarani e vieira que tradicionalmente são encontradas em Rio Grande. Isso em se tratando de arqueologia pré-colonial sabendo-se que também existe o trabalho arqueológico colonial. “Esse tipo de trabalho através de escavações encontramos somente alguns vestígios do qual nos traça o assentamento deles, o levantamento historiográfico que podemos fazer em cima disso, o tipo de utensílios, as decorações utilizadas e demais informações próprias de cada tradição” finaliza Costa.
O Núcleo de Pesquisa Arqueológica é ligado ao Centro Municipal de Cultura(CMC) da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.