A Prefeitura de Pelotas passou a integrar parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO – Food na Agriculture Organization), em torno do programa Observatório das Mulheres Rurais do Brasil, que faz parte do Sistema de Inteligência Estratégica da Embrapa (Agropensa).
Em visita à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a pesquisadora da Embrapa Lília Sichmann Heifig Del Aquila propôs a parceria com o Município para ações do programa, cujos objetivos, entre outros, são a promoção de benefícios a mulheres rurais que atuam em atividades agropecuárias, florestais ou aquícolas. A pesquisadora foi recebida pelo diretor executivo da SDR, Romualdo Cunha Júnior, e pela chefe do Setor de Apoio à Agricultura Familiar, Rejane Jorge.
“A iniciativa é digna de grandes reconhecimentos. No primeiro encontro com a pesquisadora, já pensamos em iniciar com a oferta de capacitação para mulheres que vivem na zona rural, por meio de curso, roda de conversa, palestra. Preparar nossa programação para o Observatório passou a integrar nosso cronograma de trabalho. Vamos falar sobre empreendedorismo, identificar quais são e onde estão as mulheres empreendedoras na colônia de Pelotas”, afirma Cunha Júnior.
O Observatório de Mulheres Rurais do Brasil é uma plataforma que divulga as atividades dessa parcela de moradores da colônia, possibilitando o desenvolvimento de políticas públicas, com base em estratégias, projetos e programas.
De acordo com Cunha Júnior, “a partir da identificação das mulheres empreendedoras nas diversas áreas da vida rural, podemos prestar orientação quanto à administração de seus próprios talentos, produtos e negócios.”
A ferramenta virtual contém dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério do Trabalho e Previdência. Em breve, deverão ser acrescidas informações do Mapa. Conheça a situação das mulheres no campo, segundo o último Censo Agropecuário (2017).
– Mulheres dirigentes de estabelecimentos rurais: 946.075
– Mulheres em codireção: 817.019
– Total de mulheres dirigentes: 1.763.094
– Mulheres trabalhadoras rurais ocupadas: 4,37 milhões
– Total de mulheres no campo: 6,14 milhões