Apoio do governo federal na concessão de crédito para financiamento dos produtores rurais associados que enfrentam dificuldades por conta da estiagem e das altas taxas dos insumos. Essa foi a principal pauta apresentada por dirigentes das cooperativas agropecuárias gaúchas ao ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, em encontro na Casa do Cooperativismo, na Expointer, nesta quinta-feira (31).
“Estamos avançando nos pleitos apresentados em Brasília em relação ao endividamento e formaremos grupos técnicos para discutir soluções junto ao governo federal. Alinhados ao RSCOOP150, o Plano de Desenvolvimento do Cooperativismo Gaúcho, estamos trabalhando para ampliar as linhas de crédito e o financiamento para auxiliar o setor”, afirmou o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann.
O ministro Carlos Fávaro enfatizou a disponibilidade do governo em buscar alternativas que atendam o setor. “Estamos aqui para construir com vocês uma solução, trazendo alternativas que irão auxiliar os produtores e o sistema cooperativo”, reforçou.
A força do cooperativismo gaúcho
Em 2022, as cooperativas do Estado registraram um faturamento recorde de R$ 81,9 bilhões, aumento de 14,9% em relação ao ano anterior. Esses números fazem parte do levantamento Expressão do Cooperativismo Gaúcho (ano-base 2022) e confirmam a posição de destaque do setor no Rio Grande do Sul. Atualmente, o sistema reúne mais de 3,5 milhões de associados, principalmente nos ramos agropecuário, saúde, crédito e infraestrutura. A expectativa é de que nos próximos cinco anos o setor alcance 100 mil empregos diretos e invista R$ 300 milhões em capacitação até 2027 – metas do RSCOOP150, plano estratégico que reforça ações para o desenvolvimento em médio e longo prazo.
Casa do Cooperativismo na Expointer
A Casa do Cooperativismo do Sistema Ocergs, na entrada principal do Parque de Exposições Assis Brasil, passou por reformulação completa para a 46ª Expointer. O objetivo é proporcionar aos visitantes uma experiência única, mostrando o que é produzido nas cooperativas e fazendo uma viagem no tempo pela história pioneira do cooperativismo no Rio Grande do Sul.