Em reunião com Leite (PSDB) e ministro da Comunicação, deputado Mainardi (PT) articula investimentos em energia eólica para o RS

Reunião ocorreu na Casa Branca, na Expointer. Investimentos podem chegar a R$ 50 bilhões no estado. Metade sul é o foco.. (Foto: Divulgação)

Na quinta-feira (31), o deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT) esteve reunido com o governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), com o ministro da Secretaria de Comunicação Social do governo federal, Paulo Pimenta, com o deputado Frederico Antunes (Progressistas), presidente da Frente Parlamentar Pró-Energia Renováveis da AL-RS, e representantes do Sindicato da Indústria de Energias Renováveis (Sindienergia-RS) para tratar de novos projetos de energia eólica para o estado e da atração de uma indústria de peças para o setor.

Ao todo, foram discutidos 58 projetos, localizados na Metade Sul do estado. Destes, oito estão prontos para iniciar a execução, 20 projetos estão em fase avançada de licenciamento e outros trinta ainda se encontram nas etapas de elaboração. Uma vez executados, totalizam cerca de R$ 50 bilhões em investimento no estado.

“Foi uma excelente reunião, que serviu para nivelar nosso entendimento sobre o trabalho a ser feito para viabilizar estes projetos e identificar o que cada um fará em relação à reinserção do nosso estado no mapa eólico brasileiro”, afirmou Mainardi. “Nosso estado foi pioneiro no setor eólico, lideramos a implantação e depois caímos em um período de ostracismo por ausência de linhas de transmissão, o que agora o Rio Grande do Sul tem. Estamos prontos”, concluiu.

Além de tratar dos projetos dos geradores, o tema central da reunião se deu na atração para o estado, especificamente para a metade sul, de uma indústria de equipamentos de energia eólica, para fabricar aerogeradores e a própria estrutura das torres, como as pás dos cata-ventos. A intenção de instalar a indústria na metade sul do estado se dá pela região ter um desenvolvimento econômico menor em comparação a outras áreas do RS.

“Reitero nossa defesa para que essa indústria seja instalada na metade sul, que é uma região que tem características socioeconômicas parecidas a outras regiões menos desenvolvidas do país, como o nordeste, e isso nos permite uma condições de equidade de tratamento para pleitear novos investimentos, gerando mais empregos e mais renda para a população”, afirmou Mainardi.

Nas próximas semanas, Pimenta, juntamente de Mainardi, organizará uma reunião para tratar do assunto junto ao governo federal, com os ministros Fernando Haddad, da Fazenda, Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento, e Rui Costa, da Casa Civil. Neste encontro, serão apresentados os projetos para que seja pleiteado a reinserção do estado no setor eólico, incluindo o Rio Grande do Sul no novo plano energético brasileiro.

Também participaram da reunião o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, e o deputado estadual Frederico Antunes (Progressistas).

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome