Sistema desenvolvido internamente no DetranRS favorece a virtualização de processos

(Foto: DetranRS)

O DetranRS caminha para se tornar um órgão 100% digital. Uma das ferramentas que têm sido decisivas nesse percurso é o sistema EPROD, desenvolvido pelos próprios servidores da área de Tecnologia da Informação do órgão. A solução é voltada à gestão de atendimentos, viabilizando a absorção e a resolução de demandas de forma totalmente on-line, auxiliando na eliminação da circulação de papel na Autarquia, reduzindo o tempo de resposta e favorecendo a adoção do regime de teletrabalho para os servidores.

Três áreas técnicas relevantes do DetranRS já fazem uso do sistema: Registro de Veículos, Exames Teóricos e Práticos e Habilitação de Condutores. Desde 2019, quando foi inicialmente implantado na Divisão de Registro de Veículos, o sistema já possibilitou o atendimento de quase 50 mil chamados – não fosse a ferramenta, uma grande parte dessas demandas teria tramitado em papel. O papel, por sinal, está praticamente extinto quando se trata da circulação de processos dentro do DetranRS, com o abandono do antigo “Sistema de Protocolo do DetranRS”, o SPD, que foi substituído por soluções digitais mais avançadas como o PROA, do Governo do Estado, e o próprio EPROD, nativo do DetranRS.

O coordenador de Sistemas Departamentais da Autarquia, Gustavo Forte Ingracio, ressalta também o ganho de tempo que o advento do EPROD proporcionou na liberação das respostas: “O antigo trâmite via papel envolvia todo o tempo para a demanda nascer e chegar até o servidor que atende. Agora, com o EPROD, isso se dá de imediato, pois o sistema já encaminha a demanda para o grupo de pessoas responsáveis pelo atendimento daquele assunto”.

O EPROD vem sendo modulado para atender a outras áreas do DetranRS, como a Divisão de Desmanches, que é a próxima da lista. Para a diretora administrativa e financeira do órgão, Inajara Gonçalves da Rosa, “a recente expansão do sistema foi viabilizada tecnicamente por uma equipe que trabalhou integralmente em home office, ajudando a consolidar esse regime de trabalho no órgão e servindo de diferencial para que o DetranRS zere a circulação interna de papel, ao mesmo tempo que agiliza o atendimento das demandas”.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome