Tampinha Legal recebe entregas de mais de 11 toneladas de tampas plásticas

O Tampinha Legal é uma iniciativa do Instituto SustenPlást com o apoio do Movimento Plástico Transforma. (Foto:Divulgação/Instituto SustenPlást)

O Tampinha Legal, maior programa socioambiental de caráter educativo em economia circular de iniciativa da indústria de transformação do plástico da América Latina, recebeu o expressivo volume de mais de 11 toneladas de tampas plásticas em apenas três dias. Com as entregas, que ocorreram em Porto Alegre e São Paulo, o programa ultrapassou o montante de 700 toneladas de tampas plásticas recolhidas em seus 5 anos de existência, angariando mais R$ 1,4 milhão de reais, destinados integralmente para as 339 entidades assistenciais participantes de todo o Brasil.

Segundo a coordenadora do Instituto SustenPlást, Simara Souza, as pessoas têm compreendido cada vez mais a importância da sustentabilidade e dos benefícios que ela traz nos aspectos econômicos, sociais e ambientais, por isso números tão expressivos de coleta serão cada vez mais habituais. “São mãos voluntárias que compreendem a importância do Tampinha Legal para a sociedade e contribuem para o Triple Bottom Line (sustentabilidade econômica, social e ambiental)”, afirma. Em Porto Alegre, uma das entregas da semana foi da APAE Sapucaia do Sul, que contou com a ajuda do 18º Batalhão de Infantaria Motorizado para entregar mias de 2,2 toneladas.

Em atividade desde 2016, o Tampinha Legal possui mais de 2.800 pontos de coleta distribuídos pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás e no Distrito Federal. Participam do programa entidades assistenciais do terceiro setor devidamente regularizadas como Apaes, Ligas Femininas, escolas, ONG’s, asilos, associações, hospitais, etc.

O Tampinha Legal

O Tampinha Legal é uma iniciativa do Instituto SustenPlást com o apoio do Movimento Plástico Transforma. Através de ações modificadoras de comportamento de massa, conscientiza quanto ao destino adequado aos resíduos plásticos e faz com que a economia circular ocorra na prática.

Todos os segmentos da sociedade são convidados a juntar tampas plásticas e destiná-las para entidades assistenciais cadastradas junto ao programa que busca a melhor valorização de mercado para o material.

Os valores obtidos são destinados integralmente para as entidades assistenciais participantes sem rateios de material ou repasses de valores. O programa não recebe comissões e/ou gratificações sobre o material coletado. Em 2020 ultrapassou R$ 1 milhão de reais destinados 100% para entidades assistenciais participantes.

Recentemente, lançou no RS, o Copinho Legal que, seguindo o modelo do Tampinha Legal, destina os recursos obtidos com a venda dos descartáveis plásticos (copos, pratos e talheres) para as entidades assistenciais participantes. O Tampinha Legal atua no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás e no Distrito Federal. Em breve, será iniciado no estado da Bahia.

Em Porto Alegre, o Tampinha Legal conta com o apoio estratégico da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS. Além do aplicativo (Android e iOS) e site (tampinhalegal.com.br), onde é possível localizar várias informações tais como os pontos de coleta mais próximos, entidades assistenciais e empresas participantes, etc. também é possível acompanhar o Tampinha Legal por redes sociais, como YouTube, Instagram e Facebook.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome