
O presidente Lula (PT) publicou em sua conta no X (antigo Twitter), na manhã desta segunda-feira (21), uma nota lamentando a morte da equipe do Remar para o Futuro vítima de acidente na BR-376 em Guaratuba, no Paraná.
“Com tristeza e pesar, soube da morte de nove pessoas, sendo sete adolescentes, de uma equipe de remo de Pelotas. “Não há palavras que possam descrever a dor de perder um filho ou neto. A dor é irreparável. Meus sentimentos e solidariedade aos familiares e amigos das vítimas”, escreveu o presidente.
O governador Eduardo Leite (PSDB) também postou uma nota no X lamentando o acidente. “Esses jovens eram exemplos de dedicação, superação e orgulho para todos nós. “Estavam no auge de suas carreiras, conquistando medalhas e levando o nome do nosso Rio Grande ao topo em uma competição de grande relevância nacional, o Campeonato Brasileiro Unificado, disputado em São Paulo”, escreveu Leite.
O projeto que os atletas participavam é uma parceria com a Escola Superior de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a Prefeitura de Pelotas e a Clube Centro Português 1º de Dezembro com o objetivo a socialização de alunos da rede pública municipal de Pelotas por meio do esporte, estimulando o desenvolvimento social e a formação de atletas. A Prefeitura decretou luto oficial de sete dias no município. Já a Câmara de Vereadores decretou luto de três dias.
Em nota, a UFPel lamentou o ocorrido e prestou solidariedade às famílias das vítimas. “A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) lamenta profundamente o trágico acidente ocorrido na noite de domingo, 20 de outubro, na BR-376, em Guaratuba, litoral do Paraná, que vitimou oito integrantes do projeto “Remar para o Futuro” e o motorista da Van que transportava a equipe. O grupo retornava de São Paulo, onde havia representado Pelotas no Campeonato Brasileiro de Remo Unificado, trazendo sete medalhas.
O projeto de extensão “Remar para o Futuro”, é uma parceria com a Escola Superior de Educação Física da UFPel (ESEF) da UFPel, a Prefeitura de Pelotas e o Clube Centro Português 1º de Dezembro e tem como objetivo a socialização de alunos da rede pública municipal de Pelotas por meio do esporte, estimulando o desenvolvimento social e a formação de atletas.
Neste momento de dor, a UFPel se solidariza com as famílias e amigos das vítimas, prestando toda a assistência necessária. A Universidade está acompanhando de perto o caso e, junto aos parceiros do projeto, busca prestar apoio aos envolvidos e esclarecer as circunstâncias do acidente”, diz o texto.