A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) participou na manhã desta quarta-feira (21) da abertura oficial do 4º Congresso Luso-Brasileiro sobre Transtorno do Espectro Autista – TEA e Educação Inclusiva (Conlubra), que ocorre até sexta-feira (23). O Congresso foi realizado no auditório da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem/UFPel).
Em sua fala, a prefeita destacou a importância do Conlubra para a construção de uma sociedade mais inclusiva. “A pauta da inclusão ainda é um grande desafio. Tornar nossa cidade mais inclusiva e acessível para que as pessoas se sintam acolhidas na sociedade é um desafio permanente. O Conlubra é necessário para apontar erros, acertos, caminhos e necessidades, permitindo que nossa sociedade se torne um lugar melhor para todos e mais humana”, afirmou a chefe do Executivo.
O Conlubra busca fomentar o diálogo e a socialização de saberes entre pesquisadores, educadores e famílias, com o objetivo de construir uma educação mais inclusiva e transformadora. O Congresso, organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem (Nepca/UFPel) e pelo Centro de Investigação em Estudos da Criança (Ciec) da Universidade do Minho, em parceria com outras universidades brasileiras, promoverá palestras, mesas-redondas e grupos focais de discussão.
O evento contou com a presença da vice-reitora da Universidade, Úrsula Silva; da coordenadora internacional do Conlubra, Ana Paula Pereira, da Universidade do Minho (Portugal); e de Rita de Cássia Cossio Rodrigues, coordenadora nacional do Congresso. O secretário municipal de Educação e Desporto, Marcelo Aldado, também esteve presente na abertura do evento.
Confira: