Operação Verão Ecosul tem ação na BR-116 nesta sexta-feira (13)

Exames gratuitos e atividades direcionadas à conscientização de motoristas sobre os perigos causados pelo álcool serão tema da ação. (Foto: Divulgação/Ecosul)

A Operação Verão Ecosul tem ação de suporte aos usuários nesta sexta-feira(13), das 14h às 19h, no km 430 da BR-116 em Cristal. A equipe do Programa de Redução de Acidentes (PRA) da concessionária estará no SAU Cristal com orientações para segurança dos motoristas e também o Serviço Médico e Resgate (SMR) oferecendo exames de verificação de pressão e glicose. O tema “Se beber, tome uma atitude: não dirija!” tem foco nos perigos causados pela ingestão de álcool.

A coordenadora de tráfego, Liliane Firmiano Ferrari, informa que dentro das diretrizes da atividade o simulador de embriaguez estará à disposição dos participantes. “A ferramenta simula o efeito do consumo de álcool, como a redução da visão ampla, diminuição do tempo de reação, confusão, distorção visual, alteração de percepção da profundidade e distância – são sensações que permitem a ampla compreensão dos danos causados pela embriaguez ao volante”, destaca.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê multa ao motorista flagrado conduzindo sob efeito de álcool ou que se recusar a fazer o teste do bafômetro. “Bastam apenas 0,02% a 0,05% de álcool no organismo, o que é equivalente a um copo de cerveja, para que haja uma diminuição severa das funções visuais e da capacidade de dirigir com precisão”, alerta. As chances de se envolver em um acidente são muito maiores quando o motorista dirige após ingerir bebida alcoólica. No terceiro copo, equivalente a 0,15% de álcool no corpo, já se tem uma redução drástica de atenção, comprometendo o controle do veículo e funções relacionadas à direção.

Projeto Verão

A concessionária disponibiliza até 26 de fevereiro cerca de 125 profissionais e 25 viaturas para atendimento às demandas da Operação Verão Ecosul. O serviço de atendimento médico tem à disposição seis ambulâncias para atendimentos médicos, além dos recursos para atendimentos mecânicos das equipes operacionais. São 17 câmeras de vídeo monitoramento que observam os principais trechos 24 horas por dia.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome