Mais 30,9 mil famílias gaúchas desabrigadas ou desalojadas receberam o Auxílio Reconstrução nesta terça-feira (11). Com isso, 130,7 mil famílias foram beneficiadas desde a criação da medida emergencial até o momento.
O repasse de R$ 5,1 mil, em parcela única, é feito pela Caixa Econômica Federal. Ao todo, foram disponibilizados cerca de R$ 667 milhões para as famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
A previsão é de que cerca de um milhão de pessoas sejam beneficiadas com o auxílio. “É fundamental que as famílias tenham acesso ao dinheiro e comecem a reconstruir a vida o mais rápido possível”, afirma o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
O recurso pode ser utilizado da forma que as famílias acharem melhor. “As famílias podem comprar cama, geladeira, fogão ou o que acharem mais importante, o critério é delas”, ressalta o ministro Waldez, reforçando que o trabalho das prefeituras deve ser contínuo para que mais famílias sejam aprovadas no benefício. “Os municípios podem e devem alimentar o sistema o tempo todo. Nosso objetivo é agilizar o processo de liberação do recurso”, completa.