Alerta meteorológico para a semana tem chuva e temporal isolado

(Foto: Arquivo Pessoal)

A equipe de meteorologistas da Metsul Meteorologia adverte para um período de chuva excessiva com grandes acumulados de precipitação em poucas horas nos municípios da Zona Sul do Estado. Uma frente fria ficará estacionária sobre o Rio Grande do Sul em boa parte dessa semana com a contribuição de sistemas de baixa pressão atmosférica que irão intensificar a chuva em alguns momentos com risco de temporais com vento, raios e queda isolada de granizo.

O mês de julho até agora vinha registrando chuva escassa e repetindo o padrão de junho que foi seco e chuva abaixo da média histórica, mas essa situação poderá ser revertida com a chuva excessiva que se espera para os próximos dias. Em muitas cidades da região poderá chover em poucos dias o que deveria num mês inteiro.

O período crítico de chuva forte tende a se concentrar entre esta terça-feira (23) e a próxima quinta-feira (25). Uma frente fria ficará parada sobre a região nestes próximos dias deixando o tempo chuvoso com risco de temporais isolados que poderão causa rajadas moderadas a fortes de vento, raios e granizo isolado. Ressalta-se que o maior risco neste evento de instabilidade é o volume de chuva que poderá causar transbordamento de arroios e rios da região, bem como, afetar as estradas.

Segundo a meteorologista e diretora geral do METSUL, Estael Sias, modelos em geral projetam acumulados entre 100 e 150 mm na região em apenas 3 dias. A partir de sexta (26) o tempo começa a melhorar no turno da tarde e o fim de semana tende a ter sol e queda na temperatura. Pode voltar a chover na próxima segunda-feira (29).

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome