Sobe para 154 o número de mortos em decorrência das enchentes no Rio Grande do Sul

Dados foram atualizados pelo governo do Estado. (Foto: Carlos Fabal / AFP)

Devido às fortes chuvas que causaram estragos em diversas cidades do Rio Grande do Sul, a Defesa Civil estadual tem atuado para atender a população afetada e garantir a segurança das pessoas. Confira abaixo o último relatório sobre as ações de resgate nas localidades atingidas. Eles são divulgados diariamente às 9h, 12h, 18h.

Todos os boletins
SOS Rio Grande do Sul

Municípios afetados: 461

Pessoas em abrigos: 78.165

Desalojados: 540.192

Afetados: 2.281.830

Feridos: 806

Desaparecidos: 98

Óbitos confirmados: 154

Óbitos em investigação*: 0

Pessoas resgatadas: 82.666

Animais resgatados: 12.108

Efetivo: 27.688

Viaturas: 4.085

Aeronaves: 21

Embarcações: 289

*Está sendo apurado se as mortes têm relação com os eventos meteorológicos.

A Defesa Civil do Estado orienta as pessoas a verificarem se seus nomes constam na lista de desaparecidos. Se constar, a orientação é procurar a Delegacia de Polícia Civil mais próxima para verificação e regularização dos dados, com a retirada do nome da lista de desaparecidos.

Óbitos e desaparecidos
Municípios afetados
Nível das águas

Alertas

Para aumentar o nível de prevenção, as pessoas podem se cadastrar para receberem os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que elas forem divulgadas.

Também é possível se cadastrar via aplicativo Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou clicando aqui. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples “Oi”. Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome