Simers comemora o Dia Nacional da Saúde de 2024 lançando o Portal Juntos Somos Mais RS

A plataforma permite acessar informações detalhadas sobre as iniciativas do Simers para apoiar comunidades afetadas e fortalecer a saúde pública no Rio Grande do Sul. (Foto: Divulgação)

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) comemora neste dia 5 de agosto, Dia Nacional da Saúde, ações humanitárias realizadas pela entidade e pela categoria médica em apoio aos gaúchos, durante o maior evento climático de sua história e que atingiu a quase totalidade do território do Estado, e lança o Portal Juntos Somos Mais RS (https://lp.simers.org.br/juntossomosmaisrs).

Trata-se de uma página estruturada e pensada em todos os seus elementos, resgatando o incessante trabalho realizado pela entidade e pelos médicos, já a partir dos primeiros dias de maio e durante as enchentes que destruíram cidades e provocaram a morte de centenas de pessoas, além de ter desabrigado milhares de pessoas. A plataforma permite acessar informações detalhadas sobre as iniciativas do Simers para apoiar comunidades afetadas e fortalecer a saúde pública no Rio Grande do Sul e o que foi feito para os médicos, de forma especial naquele período mais dramático.

Ações humanitárias

O presidente do Simers, Marcos Rovinski, relata que a categoria está sempre disponível para ações humanitárias e se for necessário, arrisca a sua vida para salvar a de outros. “Mostramos na pandemia e agora nas enchentes que estamos presentes e sempre a postos para cumprir a nossa tarefa. Podemos comemorar algumas vitórias, mas a Saúde ainda enfrenta muitos desafios”, observa o presidente. “Seja no hospital, no consultório, nos atendimentos ambulatoriais ou nos postos de saúde, pensar, investir e construir a assistência em saúde ideal são tarefas que exigem muito empenho e conhecimento e nosso papel é destacar o protagonismo médico nesse processo”, salienta. Marcos Rovinski diz que é sobre os médicos que recai a responsabilidade do diagnóstico ao tratamento e procedimentos.

O dirigente, que junto com o vice-presidente da entidade, Fernando Uberti, lidera uma grande mobilização nacional em torno de pautas que vão, desde a formação médica, até o combate ao Exercício Ilegal da Medicina, passando pela precarização da Saúde com as terceirizações e pejotização do trabalho médico.
“Temos o compromisso de realizar ações concretas que garantam a valorização dos médicos e assegurem o futuro da Medicina”, reforça o vice-presidente do Simers, Fernando Uberti.

Oswaldo Cruz

O Dia 5 de agosto tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da educação sanitária e a ter um estilo de vida mais saudável e foi escolhida em homenagem ao médico e sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872. Oswaldo Cruz foi personagem primordial na construção da saúde pública brasileira.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome