Defesa Civil Estadual alerta para chuvas intensas entre esta sexta e sábado

Defesa Civil do Rio Grande do Sul. (Foto: Bernardo Zamperetti/Imprensa PMCC)

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu, na manhã desta sexta-feira (7/7), um alerta para a ocorrência de chuvas intensas em várias regiões do Estado. O órgão publicou também um boletim informativo com a previsão do tempo para sexta e sábado.

A Sala de Situação está monitorando, a todo momento, a intensificação das instabilidades sobre o estado. O cenário previsto é o avanço de uma frente fria que dará origem a um novo ciclone extratropical próximo à costa gaúcha na madrugada deste sábado (8).

O boletim informa que, nesta sexta (7), as chuvas devem se intensificar pelo Oeste e Sul e avançar gradualmente para a Campanha, Centro, Vales e Leste gaúchos. Na madrugada e manhã de sábado, as chuvas devem continuar, com intensidade de moderada a forte entre o Centro, Vales e Leste gaúcho.

Com a atuação desse sistema, os ventos ganharão força, soprando constantes e com velocidades de 60 a 80 km/h no Leste e Nordeste do Rio Grande do Sul. Com isso, o mar também ficará agitado, trazendo risco de ressaca. Ainda de acordo com a previsão, a tendência é que, no domingo (9), com o afastamento do ciclone, o tempo firme volte a predominar sobre o estado e as temperaturas entrem em declínio. Os acumulados previstos ao final do ciclone devem ficar entre 80 e 120 milímetros, podendo atingir, pontualmente, 150 milímetros.

Os alertas da Defesa Civil são enviados diretamente para o celular das pessoas cadastradas no serviço de SMS 40199. Basta enviar uma mensagem de SMS para este número informando o CEP da sua residência. Os alertas também são publicados no site da instituição, bem como em suas redes sociais.

Ações preventivas

Na quinta-feira (6), a Defesa Civil Estadual participou de uma reunião, de forma remota, com a equipe da Defesa Civil Nacional e profissionais do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Durante o encontro, foram explanadas as informações meteorológicas para os próximos dias e apresentadas as ações de prevenção que estão sendo adotadas pelo Rio Grande do Sul.

A Defesa Civil gaúcha tem informado nos últimos dias sobre os riscos decorrentes dos transtornos associados ao ciclone, avisando sobre a possibilidade de cheias, enxurradas, queda de barreiras e deslizamentos. O órgão estadual pede o apoio dos cidadãos para uma ampla conscientização e confiança nos avisos técnicos emitidos pelos profissionais da Sala de Situação e do Centro de Operações da Defesa Civil Estadual (Codec) para prevenir a população.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome