No domingo (23), os jovens de 15 a 19 anos da categoria sub 20 do Vila Hilda Futsal foram até o ginásio Coliseu, no bairro Porto, em Pelotas, para disputar a segunda competição a nível adulto livre.
A terceira Copa Coliseu reuniu times experientes neste tipo de torneio. Cerquinha, Fênix, Sexta-feira 13 e PSG foram os adversários a serem superados.
Numa campanha sólida, pautada em constantes treinamentos, o time dos professores Rosiane de Almeida, Luciano Proença e Jean Felipe, fez história ao buscar o caneco em meio a grandes nomes do futsal pelotense, como Lutiano Schunemann, do Cerquinha, e Lélio Lameirão, do Kastilho City.
No primeiro confronto, reedição do jogo-treino realizado recentemente, vencido por 4 a 1, contra o PSG. O placar novamente foi uma goleada, dessa vez, por 9 a 1, com hat-trick de Mateus Zaneti.
No segundo jogo, uma parada duríssima, contra o Sexta-feira 13. Empate em 3×3, com destaque para o goleiro Bryan Costa, o menos vazado do certame, que fechou um paredão, garantindo importante ponto que, mais tarde, colocou o Vila Hilda Futsal na final. A partida teve hat-trick de Pedro Piero, que sagrou-se artilheiro da competição, com oito gols.
Na terceira partida, a experiência do Cerquinha FC pesou forte e, estando duas vezes à frente do placar, O Vila Hilda cedeu a virada por 5 a 3, com atuação especial do goleiro adversário.
Com a tabela de pontuação totalmente aberta, com quatro dos cinco times com chances de acessar a final, o adversário foi o Fênix, do bairro Navegantes. O jogo estava em 3 a 2, faltando ainda cinco minutos para o final, já decorridos dois terços do tempo total de jogo regulamentar, quando o habilidoso Gabriel Leão, ex-atleta da categoria sub 17 do VH, dessa vez atuando pelo Fênix (adulto), pisou em falso, travou a chuteira no piso e teve forte torção de joelho, sendo conduzido à traumatologia hospitalar pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O presidente do Fênix resolveu por retirar o time da partida, selando a vitória do VH Futsal sub 20, que não comemorou;
O outro finalista foi o FC Sexta-feira 13. Depois de abrir vantagem de 4 a 1, o que parecia se tornar outra grande goleada, virou um drama. Apesar do hat-trick de Erick Haertel, a forte equipe adversária impôs uma pressão com chutes de média distância e encostou no placar, em 4 a 3, restando ainda quatro minutos para o apito final. Mas com atletas especialistas em defesa, o VH segurou o resultado, que decretou o primeiro título de expressão na Categoria Adulto-livre, utilizando somente garotos de 15 a 19 anos.
A equipe agora encara duas campanhas. A primeira será jogo-treino festivo contra o vice-campeão sub 20 do Uruguai, FC Rio Branco, no próximo dia 13 de maio, às 19h, em Jaguarão. No dia 21 de maio, a equipe vai para outro torneio adulto-livre, dessa vez ainda mais forte: o Regional de Pinheiro Machado, que reúne 12 dos melhores planteis de futsal adulto do Sul do RS.
A equipe agradeceu os doadores anônimos, empresas parceiras e destacou o sucesso do Pix Premiado, que custeou as despesas desse torneio e, premiou 10 torcedores com serviços e produtos especiais.
Os interessados em treinar em futsal a nível profissional podem em contato com o VH Futsal pelo telefone (53) 99138-8223.
Confira a foto da equipe campeã
Em pé: Professor Jean Felipe – Bryan Costa – Patrick LaPuente – Leo Freitas (C) – Rhael Pires – Mateus Zaneti – Gabriel Santos – Prof. Luciano Proença – Professora Rosiane de Almeida
Abaixados: Lázaro Pires – Alan Lourenço – João Mahfus – Pedro Piero – Lucas Vareira – Erick Haertel