O beach tennis (BT – ou tênis de praia) esporte italiano e derivada do frescobol, chegou ao Brasil por volta de 2008 que vem se popularizando em algumas cidades do Rio Grande do Sul, como o município de Pelotas, por exemplo. A prática tem se tornado um meio interessante para a promoção de um estilo de vida mais ativo, dentro do modelo de saúde que atende às necessidades biopsicossociais dos praticantes.
Segundo a professora do curso de Educação Física da Faculdade Anhanguera, Mariana Gamino, dentre os principais benefícios da prática, observa-se a melhora da concentração, velocidade de reação e socialização. “Estudos recentes revelaram que durante uma partida é possível alcançar um gasto calórico médio de até 600 kcal. Além disso, existem outros benefícios como o aumento do condicionamento físico geral e o controle da pressão arterial de praticantes hipertensos”, explica.
A professora explica que o BT é acessível a todas as idades, mas ressalta a importância do acompanhamento de um especialista para que os praticantes aprendam de forma segura e eficiente as técnicas e estratégias de jogo. Bem como adquiram aptidão física satisfatória para iniciar e se manterem na prática. “O esporte aliado ao treinamento de força, principalmente com a musculação é extremamente benéfico para aumentar a performance e diminuir as chances de lesões por esforço. Aqui vale o alerta é fundamental manter o bom senso”, orienta a professora.
Sobre a adesão dos pelotenses à prática, a professora considera que a facilidade do desenvolvimento do jogo somado ao bom clima da cidade, por exemplo, favoreceu a disseminação do esporte. Diz ainda que, além de oferecer benefícios como força e resistência a quem joga, é uma forma a mais de praticar um esporte regularmente, principalmente em tempos em que o isolamento social afastou a muitos e reduziu drasticamente o nível de atividade física das pessoas. “Vemos em Pelotas a existência de muitos grupos de amigos e vizinhos que organizam times e praticam o esporte periodicamente” diz.
A regra é clara
Seguindo o regulamento da confederação Brasileira de BT (2020), sozinhos ou em duplas os jogadores disputam o melhor de 3 sets e até 4 games. Em caso de empate em 3×3, joga-se um tie-break até 7 pontos. Em caso de empate em sets 1-1, o terceiro set será disputado em um match tie-break de até 10 pontos. Em todos os games, caso aconteça empate em 40×40, haverá disputa em NO-AD (sem vantagem). Mas quando a motivação dos jogadores é a diversão e o lazer, a adaptação das regras com certeza é válida.
A Confederação Brasileira de Beach Tennis (CBBT) foi criada em 2009 e atualmente possui 5.500 atletas cadastrados, sendo 1.100 filiados a 16 federações estaduais. Existem as categorias profissionais e amadoras para vários níveis de condicionamento e idade. Em 2022, a CBBT será a primeira entidade a ter um centro de treinamento específico para a modalidade em Atibaia (SP).
Sobre a Anhanguera
Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse o site e o blog da Anhanguera.
Sobre a Kroton
A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 829 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2,1 mil unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse o link.