Estamos acompanhando de perto o tema das vacinas, sempre agradecendo a dedicação dos cientistas, das universidades e principalmente institutos sólidos, antigos e acreditados como Fiocruz e Butantan.
Também nunca é demais agradecer a todos os profissionais da saúde, que em verdade cumpriram seu papel fundamental de servidores públicos .
Devemos ficar muito atentos, pois é possível perceber que o governo federal não consegue comprar os insumos em quantidades necessárias para a fabricação e aplicação das vacinas de acordo com o cronograma apresentado pelo próprio governo. Mais grave são os dados que apontam para incapacidade de concluir sequer a primeira fase desse cronograma.
A irresponsabilidade do governo federal significa a cada dia que passa, mais pessoas internadas, sequeladas pela doença e também mortas. Por isso, solicitamos ao Governador do Estado que dê curso ao acordo firmado com a bancada estadual do PT e proceda a compra direta das vacinas no exterior para imunizar a população gaúcha.
É importante resgatar que a bancada do PT estadual votou pela manutenção das alíquotas do ICMS, justamente por conta do compromisso acertado com o Governador de utilizar parte dessa arrecadação (cerca de um bilhão de reais) para aquisição das tão sonhadas doses da vacina contra a COVID-19, para combater o vírus da morte.
Nada é mais importante nesse momento!
Vacinar a população significa garantir a vida das pessoas, seus empregos, retomar a economia e reconstruir a normalidade.
Senhor Governador não perca tempo, já vimos toda a postura irresponsável do Governo Bolsonaro, que ao invés de buscar adquirir as vacinas se ocupou em disseminar e reforçar fake news antivacina e desinformar a população, demonstrando falta de estatura para o cargo que ocupa, deixando a população brasileira vulnerável enquanto se vê a disputa do setor privado para adquirir e comercializar as vacinas, aumentando a desigualdade já tão cruel na nossa sociedade, onde quem tem dinheiro terá oportunidade de viver em segurança, o que é inconcebível, como é inconcebível permitir que se estabeleça um comércio clandestino e mafioso da vacina.
Não podemos deixar isso acontecer, o dinheiro não pode ser a porta de acesso à Arca do Noé, mas parece que o Governo Bolsonaro aposta no extermínio dos mais pobres, que são os que vêm morrendo, mais rápido e de forma mais cruel.
Um governante que já brigou com China, com Rússia e com o novo presidente dos Estados Unidos, engana a população indicando a cloroquina que não cura e causa danos colaterais graves, não comprou as vacinas nem insumos a tempo.
Não há o que esperar pelo Presidente!
Senhor Governador, compre as vacinas direto do mercado internacional e imediatamente.
Miriam Marroni