Liderança jovem e os Rotary Clubs

Uma boa escola prepara o aluno para um futuro profissional, mas também se preocupa em enriquecê-lo, de modo integral, como ser humano. Trata da vida acadêmica sem esquecer o humano: espiritual e moral. Enfim, propicia um preparo integral para a vida, fornecendo uma formação completa, agregando valores primordiais, como o respeito ao próximo e à família, a solidariedade, entre outros.

Assim, um jovem líder que tem entre suas características organização e disciplina, precisa buscar não só desenvolver de forma eficaz competências, habilidades e desenvoltura, mas buscar o crescimento moral, sentindo alegria em auxiliar os outros, em desejar o seu bem e em exercer a liderança.

O Rotary acredita em desenvolver a próxima geração de líderes. Seus programas ajudam os jovens a adquirirem habilidades de liderança, ampliarem seus conhecimentos e aprenderem o valor dos serviços humanitários. Através de seus programas – que não são apenas para os associados – ajuda a capacitar a nova geração de líderes, contribuindo para um mundo melhor, no qual a prioridade é a paz.

O Rotary tem vários programas destinados à formação de liderança jovem. Entre eles, destaco:

– Rotaract Clubs: Reúnem jovens a partir de 18 anos que se divertem enquanto trocam ideias com pessoas influentes da comunidade e desenvolvem habilidades profissionais e de liderança.

-Interact Clubs: Reúnem jovens entre 12 e 18 anos que desenvolvem habilidades de liderança e conhecem o mundo por meio de atividades e projetos humanitários.

-Prêmios Rotários de Liderança Juvenil : O RYLA é um programa para o desenvolvimento da liderança voltado a jovens que querem aprender novas habilidades, ganhar autoconfiança e se divertir. Os eventos RYLA variam de seminários de um dia, até atividades que duram uma semana inteira.

-Intercâmbio de Jovens do Rotary: O intercâmbio patrocinado por Rotary Clubs em mais de cem países promove a paz e contempla estudantes entre 15 e 19 anos que, além de aprenderem novos idiomas, conhecem outras culturas e se tornam verdaderios cidadãos do mundo.

-Intercâmbio de Serviços às Novas Gerações: Programa de curto prazo para universitários e profissionais de até 30 anos de idade que podem personalizar seus intercâmbios, unindo suas metas profissionais a um projeto humanitário.

-Centros Rotary pela Paz: Anualmente o Rotary outorga 130 bolsas em nível mundial para treinamento acadêmico, aprendizado prático e oportunidades de networking. O programa prepara os bolsistas para atuarem eficazmente na área de paz e desenvolvimento. Mais de 1300 pessoas, desde 2001, já se formaram nos Centros Rotary e trabalham em 115 países nas áreas educacional, policial e militar, e também em governos, ONGS e organizações internacionais como a ONU e o Banco Mundial.

Como o Rotary acredita que, no convívio com seus associados – pessoas líderes em suas comunidades –, o jovem será incentivado a desenvolver suas potencialidades e carismas, coloca todo um leque de opções àqueles que desejam crescer integralmente e tornar-se verdadeiros líderes em seus campos de atuação, a serviço de sua comunidade.

Laura Tonial
Rotariana – Presidente do Rotary Club de Pelotas Princesa do Sul
Advogada e escritora

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome