
O lançamento do evento Movimento Sul Universal no dia 22 de fevereiro, no Grezz Espaço Cultural, localizado na Rua Almirante Barroso, nº 328, bairro Floresta, em Porto Alegre. Na ocasião, também acontecerá a apresentação das suas primeiras ações: a Associação, a Escola, o Podcast e o Festival Sul Universal, que vai circular, em sua primeira edição, por cinco cidades: Encantado, Lajeado, Osório, Porto Alegre e Pelotas.
O evento, gratuito e aberto ao público, tem início às 19h, e será em ritmo de uma grande celebração e festa com Kako Xavier e o Baile da Tamborada, diretamente de Pelotas e da Praia do Cassino, e com a participação de músicos convidados. No dia 22, haverá ainda a apresentação de Kako Xavier e o Baile da Tamborada diretamente de Pelotas.
O Rio Grande do Sul é um Estado brasileiro que musicalmente e artisticamente se nutre de todas as fontes da dita brasilidade, em todas as suas ricas vertentes rítmicas e estéticas. E, ao mesmo tempo, devido a sua localização geográfica fronteiriça, nutre-se também da música latino-americana, especialmente da Argentina e Uruguai. Musicalmente, essa característica de Fronteira faz do Estado do RS uma região bastante peculiar, dotada de uma linguagem “particular”, original e mesmo regional/fronteiriça, que dialoga com propriedade e amplitude com o “universal”.
Essa música genuína, fusão de ritmos brasileiros e latino-americanos, transita com absoluta naturalidade também, e desde sempre, entre milongas, chamamés, zambas, chacareras e muita música brasileira. Numa perspectiva artística regional e internacional, pode ser facilmente classificada como World Music ou mesmo simplesmente Jazz quando somente instrumental. Mas, fundamentalmente o que o Movimento Sul Universal propõe parte da afirmação que essa música feita no Sul é Brasileira, conforme consta em seu logo.
Essa transversalidade de linguagens no contexto da música feita no RS, criou uma atmosfera, uma estética e sonoridade própria. E nisso reside o que se designou como Movimento Sul Universal, um coletivo de músicos e grupos constituído de forma organizada e atuante na cena cultural do Estado, do país e do mundo, com o objetivo de fomentar essa produção musical. Depois de dois anos de debates e pesquisas, finalmente após as enchentes de maio de 24, o MSU se estruturou definitivamente, inclusive para ampliar e diversificar sua composição. Em sua essência, um movimento que valoriza a pluralidade e a coletividade na música.
A 1ª edição do Festival de Música Sul Universal foi contemplada no Edital SEDAC nº 32/2024 PNAB RS – MÚSICA e conta com o financiamento da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), programa do Ministério da Cultura do Governo Federal.
Para saber mais informações, acompanhe as redes do movimento: @suluniversal no instagram e facebook, além da página do YouTube.
Serviço:
Lançamento do Movimento Sul Universal com a apresentação das suas primeiras ações, com Kako Xavier e o Baile da Tamborada e convidados.
- Data: 22 de fevereiro, sábado;
- Horário: 19h;
- Entrada: Gratuita;
- Local: Grezz Espaço Cultural (Rua Almirante Barroso, n° 328 – bairro Floresta, Porto Alegre).