“Caminhos de Anita” é o tema dos Festejos Farroupilhas 2021

Arte desenvolvida pelo artista gaúcho Mauro Vila Real (Foto: Divulgação)

Os Festejos Farroupilhas deste ano têm por objetivo homenagear e comemorar o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, uma das personalidades femininas mais cultuadas do Sul do Brasil. “Caminhos de Anita” pretende retratar a heroína conhecida por sua participação e envolvimento direto na Revolução Farroupilha (1835-1845).

O tema dos festejos é uma homenagem aos caminhos percorridos por Anita e à sua bravura, inserida no contexto da Revolução Farroupilha – a mais longa revolução do Brasil, que durou quase dez anos e tinha como ideais liberdade, igualdade e humanidade. Anita, ao lado de Giuseppe Garibaldi (1807-1882), lutou pela causa da liberdade no Rio Grande do Sul.

Para garantir o merecido reconhecimento à memória da “Heroína de Dois Mundos”, como era conhecida, o Decreto nº 55.756, de 09 de fevereiro de 2021, instituiu, no Estado, o Ano de Anita, dedicado  às comemorações pela passagem dos 200 anos de seu nascimento.

No âmbito das comemorações alusivas à Revolução Farroupilha no Estado, o governador Eduardo Leite, criou uma Comissão Especial, coordenada pela Secretaria da Cultura (Sedac) e integrada por mais 14 entidades. Coube a essa Comissão a tarefa de unir os festejos mais importantes do ano, culminando com os Festejos Farroupilhas.

Programação híbrida
Em razão da pandemia e obedecendo aos protocolos de distanciamento social, a programação terá presença de público, mas também será transmitida pelas redes sociais. A programação também será divulgada nas redes sociais da Sedac.

O objetivo é unificar a história do RS, com todas as suas datas relevantes, na maior festa dos gaúchos que é o dia 20 de Setembro, destaca o adido cultural do RS, César Oliveira. “Todas essas celebrações unificadas, como o Centenário do Palácio Piratini, o Bicentenário de Anita Garibaldi, o Cinquentenário do Dia da Consciência Negra, o Cinquentenário do Movimento Nativista, resgatam o nosso sentimento de pertencimento” , ressalta César de Oliveira.

O artista plástico, Mauro Vila Real, responsável pela identidade visual “Caminhos de Anita” disse que depois de ter um trabalho consolidado no Centro do País e no exterior, é uma honra poder produzir no seu Estado. “É uma felicidade muito grande fazer a identidade dos festejos usando essa figura feminina emblemática e simbólica que é Anita Garibaldi, e é fundamental que a gente, nesses tempos estranhos e complicados, consiga jogar luz nessas figuras que realmente foram o grande diferencial na construção da identidade histórica e cultural do nosso Estado”, avalia Mauro.

A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, destaca que o envolvimento das várias instituições e secretarias de Estado no tema “Caminhos de Anita” é um marco no trabalho da Comissão. “Conseguimos unir esforços e realizar um trabalho coletivo sobre um tema inspirador, que servirá de exemplo para as futuras gerações. Os ‘Caminhos de Anita’ são todos os caminhos do RS entrelaçados, todos os momentos históricos, todas as conquistas de quebra de paradigmas e de preconceitos. Seguimos trilhando os ‘Caminhos de Anita’ para avançarmos e nos aperfeiçoarmos como sociedade”, reflete Beatriz.

Festejos Farroupilhas
Os Festejos Farroupilhas englobam a totalidade de ações comemorativas ao Dia do Gaúcho (20 de setembro), com as restrições impostas pelos protocolos de distanciamento social.

No dia 12 de setembro, o governador Eduardo Leite abrirá a Semana Farroupilha ao receber a Chama Crioula, no Palácio Piratini, e acender o candeeiro, iniciando oficialmente os Festejos que vão de 13 a 20 de setembro. Nesse período acontecerão apresentações on-line, desfiles com um número reduzido de cavalarianos e diversas ações culturais, como o Concurso Literário Festejos Farroupilhas 2021 – Caminhos de Anita.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome