Você realiza os seus sonhos?

“Feliz Ano Novo!” Esta é a frase mais proferida quando inicia o ano e, junto com ela, promovemos a esperança que será um ano cheio de realizações, concretizações de sonhos. A esperança que tudo será diferente, como: fazer uma viagem; a realização da casa própria; começo ou recomeço da dieta; fazer um curso; o nascimento de um filho; troca de emprego; e assim por diante, são os vários desejos a serem conquistados.

Então pergunto: Você realiza os seus sonhos? Ou realiza parte dos seus sonhos? Ou não consegue realizar seus sonhos? Caso realiza parte dele ou não consegue realizar, posso lhe dizer que a criatividade pode ser uma excelente saída para esta situação.

A região frontal do cérebro é a responsável pela criatividade. Quando a nossa mente tem certa comodidade, principalmente repetições de comportamentos que não são favoráveis à mudança, a tendência dessa região é não gastar energia quando encontra-se neste estágio e, mantendo-se assim ao longo do tempo fica rígida, propiciando a manifestar alguns tipos de doença como, por exemplo, a depressão.

O Psicodrama, uma das teorias da psicologia criada por Jacob Levy Moreno, ilustra sobre a criatividade. Dr. Moreno, no livro “Psicodrama”, traz o conceito de espontaneidade-criatividade, onde o ser espontâneo é a capacidade de entrar na ativação de conservas culturais e estereótipos sociais; entra na criação de novos organismos, novas formas de arte e novas estruturas ou padrões ambientais; entrar na formação de livres expressões da personalidade; e na formação de respostas adequadas a novas situações. Desta forma, a teoria do Psicodrama permite produzir novas experiências, mudanças do seu íntimo que transformam o mundo ao seu redor.

A criatividade permite construir abstrações, ter empatia, trazer formas diferentes de resolver os problemas. Para que estas coisas aconteçam é preciso que permitas fazer caminhos diferentes, muitas vezes propor te arriscar. Estes riscos são de maneiras bem pensadas, no sentido de valer a pena, mesmo não alcançando que gostaria.

Nesta caminhada de conhecimento, podes também te deparar mudando seus sonhos, percebendo outras formas de sentires melhor ou realizado. O simples fato de acreditar em ti e desejar que os sonhos sejam realizados é a criação mais espontânea da criatividade.
Hoje estou experimentando um café diferente e estou adorando! Muito bom criar! Obrigada por ver o mundo de outra forma.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome