Ao escrever esse tópico na coluna, a ideia é provocar a reflexão sobre a figura do vereador.
No modelo de democracia representativa, o voto é o instrumento pelo qual o povo escolhe seus representantes, legitimando as eleições, bem como os candidatos eleitos.
Por que legitimidade minúscula? Afastando qualquer pensamento de menosprezo à função, o vereador é o cargo político que necessita o menor número de votos para se eleger, isso, se comparado aos cargos de deputado estadual e federal, senador, prefeito, governador e presidente da República – todos elegíveis em nosso modelo político.
Em alguns municípios, vereadores são eleitos com menos de 100 votos.
Vereador, legitimidade minúscula para um trabalho maiúsculo I
A maioria dos serviços prestados pelo Estado aos cidadãos se consolida no âmbito do município. É na cidade onde são ofertados educação, saúde, segurança e outros serviços essenciais para o indivíduo e para a manutenção da vida em sociedade.
O município é o local de todas as vivências. É o lugar onde a vida acontece. É nesse espaço geográfico, habitado por pessoas denominadas munícipes, que o vereador pode fazer um trabalho maiúsculo.
O vereador, eleito por uma minoria, é quem propõe ou emenda uma lei que pode beneficiar um número muito maior de pessoas do que simplesmente aquelas que o elegeram. É o vereador quem fiscaliza o Executivo e, dentre todos os políticos, é aquele que estabelece uma relação diuturna de intimidade com a população.
Vereador, legitimidade minúscula para um trabalho maiúsculo II
O vereador que não vive da política, mas vive para a política, não atua simplesmente em oposição ou situação: ele atua em defesa dos interesses da maioria da população. O vereador que representa seus eleitores mantém uma relação de respeito e nunca de subserviência ao partido ou ao prefeito (a), até porque são os vereadores, representando a população, que dizem sim ou não aos projetos e ações dos prefeitos.
Senhor vereador, seu mandato está apenas começando! Não troque a confiança de seus eleitores e sua independência por alguns CCs, cargos de confiança no Executivo. Seja o digno representante de quem confiou a você o voto para representá-lo. Os números de abstenções, votos brancos e nulos têm sido a manifestação silenciosa da sociedade.
Efeitos
Quais são os efeitos reais e efetivos das cores de bandeiras e dos decretos estaduais e municipais no combate à pandemia?
O Estado acompanha os dados, as limitações estruturais dos hospitais e os efeitos causados pelo coronavírus nos municípios. De posse das informações, publica o decreto estadual e determina a cor da bandeira.
Se o município discorda da ação, recorre, troca a cor da bandeira e faz seu próprio decreto. Em Pelotas, o resultado tem sido o aumento de casos, assim como do número de óbitos, além da confusão na vida cotidiana da população sobre o que é ou não é permitido.
Enem
No domingo (17) acontece a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. O Ministério da Educação (MEC) não aceitou transferir a data, então agora nos resta aguardar os resultados: tanto do exame, quanto do número de contaminados em decorrência do mesmo.
Prefeitura
A Prefeitura de Pelotas, a partir do dia 20 de janeiro, busca encontrar mais espaço para cargos em comissão, os chamados CCs, com objetivo de atender os partidos que fazem parte da coligação que elegeu Paula Mascarenhas.