As tradições fazem parte da minha vida, além do fato de ser gaúcha, nascida nesse rincão, cultuo a beleza dos costumes que me foram passados de geração a geração. Os comportamentos, as crenças, as lendas, os ditos populares, as artes e muito mais, que compõem a cultura dessa querência amada.
Somos um povo altaneiro e orgulhoso de nossas origens. Basta pensar nos Centros de Tradição Gaúcha que encantam a todos com suas apresentações artísticas de dança, declamação e do desafio da chula. Aliás, esses espetáculos deveriam se espalhar pelo mundo como artigo de exportação, representando o significado das tradições do sul do Brasil. Ficaríamos nada a dever frente as danças típicas de outras paragens.
Tradição tem o significado de “passar adiante” E nesse quesito somos exímios transmissores dos fatos da história que nos cerca e nos ensina a ir para além e para adiante como arautos incansáveis.
O extremo sul do Brasil tem características peculiares e diferenciadas. Somos uma espécie de reino unido de valores, de ideias, de força e de valentia. Trazemos nas mãos o chimarrão como quem conduz um tesouro inestimável e despretensioso com a galhardia de heróis e de guerreiros. Embora sejamos pacíficos até que nos desacatem ou nos subestimem. Aí já é outra conversa.
Tradição é olhar para a linha do horizonte desde as coxilhas e ouvir o canto do Quero-quero e deitar a cabeça no toco de alguma árvore para olhar o céu que se espalha de um lado a outro do espaço sem limites geográficos.
A tradição de manter os brios do que herdamos da história que nos foi contada através dos tempos, que não ficaram estáticos porque continuamos a escrever a nossa proporá história no cotidiano onde estamos inseridos.
Temos apego ao que conquistamos passo a passo, mão na mão desde o contorno das nossas fronteiras, dos campos onde semeamos, das margens da Lagoa até a beira do mar.
O patrimônio maior desse território regional do extremo sul é o seu povo atento, destemido, que arregaça as mangas e protege o que é seu com bravura sem perder a noção de conservar suas conquistas, nem se deixar levar por falsas realidades (tão abundantes nos tempos de agora).
E por falar em tradição, um jornal de Pelotas desde 2006, esparge notícias, atualidades e a nossa cultura para cerca de 20 cidades da região sul e que não poderia ter outro nome a não ser o de Tradição Regional. E para completar tem no seu logotipo a cuia com as cores da bandeira do Rio Grande do Sul o que emociona sobremaneira.
O Tradição mantém as nossas tradições de forma lúcida, objetiva, oportuna e atual com extrema qualidade.
Convido a folhearem suas páginas para constatarem o que afirmo.
Boa leitura!
Boa, Maria Alice! Vida longa para as tradições e o já “nosso” Tradição!
Maravilha! Sejam as tradições o nosso baluarte e estandarte! TRADIÇÃO com todas as letras!!!!!