Teste Covid-19, Susto, Vacina e Estiagem

Sérgio Corrêa.

TESTE COVID-19

Esta semana começou causando preocupação ao governo do estado, sobretudo na capital Porto Alegre, onde 30% dos testes aplicados no último domingo apresentaram resultado positivo para a Covid-19.

SUSTO

Idosa após ser dada como morta em Unidade de Saúde de Cidreira no Litoral Norte do Rio Grande do Sul foi encontrada viva pelo agente funerário.

Após duas paradas cardiorrespiratórias, a idosa foi diagnosticada como morta e o corpo levado para o necrotério.

Segundo a sobrinha neta da idosa, a família contratou os serviços funerários e estava em casa se preparando para o velório quando o agente funerário, que compareceu ao necrotério para realizar os procedimentos habituais, ligou relatando que tomou um susto ao ver dona Clotilde com as mãos para cima pedindo socorro.

DIVERSOS SURTOS DE COVID FORAM REGISTRADOS DURANTE A SEMANA

Segunda-feira (10), o prédio da Câmara de Vereadores de Pelotas foi fechado após constatação de dez servidores terem testado positivo para a Covid-19.

A farmácia municipal de Pelotas e a farmácia do estado interromperam as atividades em razão do número de servidores que testaram positivo para a Covid-19.

Até quinta-feira, dia 13, 49 agências do BANRISUL haviam sido fechadas, devido ao aumento de casos de Covid entre os funcionários do banco.

VACINA

Para aqueles que falam mal das vacinas, sejam elas produzidas na China, nos Estados Unidos da América ou em qualquer outro país, vem aí uma vacina 100% brasileira!
A FIOCRUZ anunciou na última segunda-feira (10) o início do processo de produção de uma vacina brasileira desde o IFA – Ingrediente Farmacêutico Ativo, até sua concepção final.
Será que as pessoas que são contra a vacina seguirão falando mal? Eu tenho uma coleção de frases falando mal das vacinas que são verdadeiros absurdos.

VOCÊ USA O SEU TEMPO PARA FAZER O MAL OU O BEM?

Enquanto pessoas utilizam o tempo para falar mal da ciência, e se aproveitam daqueles que não tem conhecimento, mas tem uma rede social e facilmente são entorpecidos pelo que assistem, ouvem ou leem e utilizam o tempo reproduzindo notícias falsas, os cientistas utilizam milhares de horas de estudos para ampliar o conhecimento científico em favor da vida.

Nesta semana que chega ao fim neste sábado dia 15, uma equipe de cirurgiões americanos implantaram o coração de um porco (geneticamente modificado) em um homem. Até o momento o implante foi um sucesso e não houve rejeição. Esta é a segunda experiência bem sucedida com implante de órgãos de porcos em humanos, a primeira foi um rim.
Que os cientistas sigam usando o tempo para o bem da ciência e da vida!

ESTIAGEM

Um em cada quatro municípios gaúchos sofre com a situação de falta de chuvas, os prefeitos, em sua maioria, decretaram situação de emergência.

Opinião do Colunista: nosso estado convive com estiagem de tempos em tempos, por conseguinte, quem é afetado pela seca conhece bem e sabe quantas vezes já passou por isso. O que nos falta então? Resposta: uma política de estado que previna esta situação, Israel é um país localizado numa região de deserto e, é um dos países que mais produz frutas e não falta água. Na região de Mantôva, na Itália, canais passam por dentro das propriedades rurais irrigando lavouras.

Meu comentário tem como objetivo lembrar a população da Zona Sul e, principalmente os produtores rurais, que este ano teremos eleições, portanto, resolver a questão hídrica deve ser prioridade.

Não adianta colocar cisterna, perfurar poços artesianos que depois a bomba não funciona, ou que não tem vazão, sai água dez minutos e para, conheci vários poços assim, dentre eles um em Piratini, às margens da RS 702.

Isso é política de resolver as coisas no momento e aguardar a volta da chuva. Precisamos de políticas de estado que resolvam esta situação e que sejam permanentes, independente de quem é o governador, quem são os deputados ou de qual partido ou partidos estão no governo.

 

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome