Sou resultado do que penso ou de como me comporto?

Uma vez ouvi uma pessoa dizer o seguinte: o problema não está em pensarmos que aquela pessoa poderia tropeçar e cair na nossa frente, o problema está em realmente colocar o pé para aquela pessoa tropeçar e fazer isso repetidas vezes.

Aquele exemplo me fez pensar bastante sobre o peso que tem os nossos pensamentos e as nossas ações. Pensar é diferente de agir, podemos pensar e nunca colocar aquilo em prática e aquilo jamais se tornará real.

O interessante é que esse exemplo se aplica a muitas situações da nossa vida, inclusive em nossa jornada profissional. Pensar, planejar, desejar, não é o problema, o problema está em nunca colocarmos nossos planos em prática, em vivermos consumidos por ideias e não agir e não dar nenhum passo em prol do que queremos para a nossa Carreira.

Passamos, muitas vezes, décadas da vida da gente imaginando como as coisas seriam se tivéssemos feito diferente ou mesmo pensando no dia em que as coisas começaram a acontecer, sobre que nada acontece sem o nosso movimento, sem a nossa ação, sem nos comportarmos de forma diferente.

O que nos afasta das realizações? O que nos prova de conquistarmos nossos objetivos? O que está por traz da nossa passividade? Medo, insegurança, falta de apoio, de afeto, de reconhecimento. São muitas questões. Mas preciso saber separar o que está comigo e o que está no outro. O medo geralmente está em nós, a insegurança, apesar do ambiente contribuir pra ela, está mais em nós, do que fora de nós e aquilo que está em nós, podemos desenvolver, podemos agir e mudar, porque só a ação nos leva a transformações, à conquista dos nossos objetivos, a mudanças de situação, inclusive econômica e social. Se quero uma vida diferente preciso agir, preciso todos os dias fazer algo e não só pensar, sonhar, acreditar.

Claro que é importante termos fé, sermos motivados, mas se eu não coloco tudo isso na prática, nada funciona e vou passar mais anos a fio esperando as coisas acontecerem. Não te preocupes com grandes feitos, grande é a nossa coragem para todo dia dar um passo pra frente, é todo dia fazermos algo que vai mudar quem somos e que vai nos aproximar de onde queremos estar. Talvez não chegar, porque objetivos mudam, mas como queremos curtir a nossa jornada.

Então te prepara para a ação, arregaça literalmente as mangas e faça, faça algo, comporte-se! Aja! Pratique! Porque só pensar não nos tira do lugar e somos muito mais aquilo que praticamos do que aquilo que pensamos.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome