Querido, leitor!

Nós conversamos muitas coisas aqui na coluna Coffee Break – Psi e, diante de vários encontros, venho refletindo sobre a forma de como ajudar os pais nas atividades diárias com seus filhos adolescentes ou início da fase adulta. Estas atividades competem nas organizações básicas do dia a dia, como: arrumar seu quarto, lavar suas roupas, ajudar os pais em afazeres domésticos, fazer comida e outras responsabilidades.

No primeiro momento precisamos entender a palavra disciplina. Esta palavra pode inspirar uma obrigação ou imposição, nós veremos de outra forma. A palavra disciplina será vista como uma forma de funcionamento para as coisas da vida, no sentido de organizar para obter e manter seu bem-estar. Disciplinar é perceber o quanto é importante superar etapas diárias e sentir-se realizado de cumpri-las. A realização traz mudanças não só no comportamento, mas também mudanças psicológicas, como inteligência emocional e social emocional.

Para acontecer estas mudanças é preciso ter a conscientização da palavra disciplina, tanto para os pais quanto para os filhos, onde cada um passa a ser o protagonista de suas vidas (você é importante para você, assim como é importante para o outro e o outro para a sua vida).

Os pais precisam compreender que os filhos estão passando de uma fase infantil para a fase adulta e entre esta trajetória temos a adolescência, por tanto num curto e intenso período de tempo esses jovens precisam de sua orientação. Os pais também passam por esta transição, deixam de ser pais da infância e preparam-se para ser pais de adultos, sendo assim, a postura muda, a linguagem e as regras também. Quando os pais tomam decisões disciplinares para com seus filhos, assumem bases de segurança para com eles, por isso não quebrem as regras das disciplinas porque pode haver quebra nestas bases de segurança e o problema pode perdurar por mais tempo. Confie em você! Existe amor nesta relação e os filhos gostam deste cuidado, só precisam deste regulador para orientá-los.
Que pena… O nosso encontro terminou e não conseguimos tomar todo o café. Não se preocupe. Estaremos novamente aqui e continuaremos o nosso assunto, pois não encerrou.

Até mais!

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome