Principais fatores e práticas para uma condução segura

Dando continuidade às dicas para dirigir e evitar acidentes, nesta edição você confere os principais fatores e práticas para uma condução segura.

Posicionamento
Não apenas confortável, o motorista também deve estar em uma postura ereta e atenta ao volante, pois isso garante um bom tempo de reação para qualquer situação inesperada. Quantos aos detalhes, lembre-se:
– Mãos no volante na posição 10:10, como se os seus punhos marcassem as horas em um relógio;
– Braços levemente flexionados, sem estarem colados ou totalmente distantes do volante;
– Altura do banco que permita boa visibilidade do que está na frente;
– Pernas também levemente flexionadas, sem estarem coladas ou distantes dos pedais.

Previsibilidade
Um dos principais objetivos da direção defensiva é garantir que o motorista tenha um bom tempo de reação. Por isso, você sempre deve agir priorizando a previsibilidade do que pode dar errado. É por isso que, sempre que possível, mantenha uma boa distância do carro à sua frente — algo em torno de um veículo para cada 20 km/h de velocidade:
– Um carro popular mede cerca de 4 metros;
– 60 km/h = 12 metros de distância segura;
– 100 km/h = 20 metros de distância segura.

Mentalidade
Trânsito e estresse não combinam. É fundamental que você esteja tranquilo ao momento de pegar a estrada, já que isso diminui a probabilidade de se envolver em uma discussão ou acidente. Por isso, limpe a cabeça antes de pegar a rodovia, respire bem e estimule um ambiente bacana para todos no carro, sem estresse, gritaria ou exaltação.

Fonte: Nakata

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome