Impossível entender
A Prefeitura de Pelotas, alegando dificuldades financeiras, pediu R$ 10 milhões para a Câmara de Vereadores a título de empréstimo.
Em 30 de setembro, a prefeita em reunião com a imprensa divulgou que estava há 10 meses em atraso com fornecedores e lhe faltava R$ 10,9 milhões para quitar a folha de pagamento daquele mês.
Atualmente, pagando parte dos servidores em atraso e através de medida judicial, o Executivo lança campanha publicitária com comerciais na televisão em horário nobre sobre projeto de lei que institui a taxa do lixo.
Se não há dinheiro para pagar os fornecedores, para iluminação pública, para salários e muitas outras coisas, quem vai pagar a propaganda?
Apenas para lembrar, os canais de televisão colocam os comerciais no ar somente depois de estarem com o empenho assinado na mão! Tal procedimento é a garantia de que o valor será pago.
A falta de consciência com a história
O que comemorar em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra? Lembrar que no período imperial, os senhores feudais além de proprietários da terra eram proprietários de corpos, máquinas humanas que produziram riqueza.
Uma única pergunta: você pensou em ser propriedade de alguém, isso mesmo, alguém ser seu dono e você ter a obrigação de trabalhar de sol a sol única e exclusivamente pela comida e a senzala para dormir, já pensou?
O espaço na coluna é pequeno para discorrer sobre o tema, contudo não vou deixar de lutar para que algum político, algum instituto histórico em Pelotas passe por um momento de lucidez histórica e coloque na praça Coronel Pedro Osório uma estátua, um busto, uma placa ou qualquer elemento que possa dar conhecimento aos pelotenses mais jovens e aos turistas de que foram os escravos que fizeram o trabalho pesado na construção dos belos casarões que adornam a praça.
A sugestão serve também para outras cidades da região onde o trabalho dos negros construiu a história.
Vou continuar esperando por esse momento de lucidez história!
A corrida eleitoral em Piratini
O promotor de justiça aposentado e ex-prefeito de Piratini, filiado ao PSDB, Francisco Luçardo disse sim esta semana e vai concorrer a prefeito ano que vem. O namoro era com o atual prefeito Vitor Ivan Gonçalves, do PDT, não houve o enlace político porque Vitão quer concorre a reeleição na majoritária como prefeito.
Opinião desse colunista: Politicamente, o prefeito Vitão está certo, não faz sentido depois de ser prefeito, ter recebido a Prefeitura com dificuldades, trabalhado para mudar este cenário e agora voltar a ser vice? Não há como!
Atenção, candidatos: os ocorridos políticos nessa semana sinalizam que o mercado para vice-prefeito no município está em franca expansão.
Papai Noel dos correios
A coordenadoria regional dos correios, através de seu titular Luiz Eduardo Duarte, deu início à campanha de Natal “Papai Noel dos Correios 2019”.
Foram realizadas reuniões com seis escolas – três municipais e três estaduais – onde os alunos, auxiliados pelos professores, irão escrever para o Papai Noel.
As cartas poderão ser adotadas a partir de hoje, 22 de novembro, até 13 de dezembro na Agência Centro dos Correios, em Pelotas, localizada na rua Félix da Cunha, esquina Tiradentes.
A experiência vivida por esse colunista na adoção de cartas em campanhas anteriores permite afirmar que: “Ler qualquer uma é algo fascinante”. Elas traduzem a vida, impregnada de múltiplos sentimentos. “Dor, alegria, mas principalmente esperança”.
A carta torna-se um presente emocional a quem pode oferecer um presente material.
Esta coluna coloca à disposição este espaço jornalístico a qualquer pessoa correlacionada ao conteúdo publicado, preservando o direito ao contraditório.