Pimenta é o assunto

Jotace, colunista e contador de causos.

Depois de tantas coisas bravas vamos aliviar e falar de amenidades. Pimenta é o assunto. A pimenta é um condimento de sabor picante que traz consigo alguns mitos. Alguns dizem que provoca pressão alta, úlceras e hemorroidas. No entanto, estudos realizados comprovam que a pimenta traz muitos benefícios à saúde. A capsaicina que dá o ardido é o que possui as propriedades benéficas.

Rica em vitamina A, B1, B2, C, E e Niacina, tem propriedades analgésicas e energéticas. Reduz a formação de coágulos no sangue, além de ser vasodilatadora. Atua no cérebro estimulando a produção de endorfina, hormônio que causa a sensação de bem-estar. A capsaicina tem ação antioxidante, anti-inflamatória e anti-câncer. Adicionada à dieta, pode reduzir o desejo de comer, sendo benéfica ao tratamento da obesidade.

O cultivo da pimenta era uma característica de tribos indígenas brasileiras na época do descobrimento do Brasil. Após esse período, as sementes e frutos de pimentas passaram a ser consumidas por povos de todas as origens em quantidades crescentes e para os mais diversos usos. Começou a ser cultivada há mais de um século, visto que os produtores com mais de 60 anos afirmam que a exploração comercial na região do que, hoje, é o município de Turuçu já era realizada por seus avós.

Vai de lambuja uma receita… Geleia de pimenta. Uma delícia!

75 g de pimenta picada sem sementes;
2 kg de açúcar;
13 gramas de ácido cítrico;
2,7 L de água;
Use fogo brando;

Excelente no pão ou para acompanhar carne branca fria com aperitivo.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome