A verdade é que nunca estaremos prontos pra nada na vida. Não estaremos prontos para assumir um novo cargo, nunca estaremos prontos para ter um filho, nunca estaremos prontos para mudar de cidade, nunca estaremos prontos para um jantar romântico, nunca estaremos prontos para perder alguém, para sermos demitidos, para uma viagem, enfim nunca estaremos 100% prontos.
Além das mudanças que ocorrem a cada segundo no mundo, hoje tudo flui muito rápido, quando pensamos estar prontos, tudo já mudou de novo. Esta busca é infinita, cansa, traz frustrações, porque não tem fim. O que podemos fazer é estar melhor preparados, para enfrentar os dias bons, os dias ruins, as escolhas que fizermos, os imprevistos, os planos, tudo que há. Estar melhor preparado não significa estar pronto, significa lidar melhor com a situação, ter maturidade emocional para enfrentar de frente o que se apresentar na nossa vida. Estar melhor preparado é fazer o melhor que conseguimos naquele exato momento.
Podemos evitar sofrimento, dores desnecessárias, ansiedade, nos preparando para os acontecimentos, sejam eles quais forem, tanto os bons quanto os ruins. Porque não só para os maus momentos devemos nos preparar mas também para aquela promoção na empresa, para o dia do casamento, para o encontro com a melhor amiga.
Acontece que tudo na vida exige preparo e nem sempre pensamos a respeito disso, vamos vivendo ao acaso, vamos deixando acontecer e às vezes nos arrependemos que poderíamos ter aproveitado mais ou ter evitado algo ruim também.
Mas como que a gente se prepara? Como ficamos pelo menos 1% melhor a cada dia? Como evoluímos? Como nos tornamos alguém que se impõe perante a vida? Primeira coisa é reconhecer, reconhecer que não ficaremos prontos nunca, que as mudanças são constantes e que temos limitações.
Depois precisamos estudar o nosso próprio funcionamento, as nossas crenças, olhar para a forma como nos comportamos, para as nossas experiências, vivências, para aquilo que já temos de conhecimento. Logo é interessante olharmos aonde queremos chegar, o que nos incomoda, o que queremos mudar. É importante ter claro o que desejamos que aconteça, aquilo que nos afeta e aquilo que não nos afeta. É importante, bem importante olharmos para frente.
Por último então sugiro estarmos abertos, dispostos, disponíveis para nos desenvolvermos, buscarmos formas de conhecer aquilo que nos é desconhecido, aprender algo diferente, desenvolvermos competências comportamentais, melhorarmos o nosso humor e por aí vai. Porque podemos não ficar 100% prontos mas podemos estar melhor preparados para enfrentar a vida que nos é um presente tão lindo que recebemos a cada amanhecer. E tu? Tens te preparado?