MIOPIA
Estamos vivendo uma miopia coletiva?
Navegar nas redes sociais tornou-se hábito diário durante algumas horas, comportamento que interessa ao modelo político vigente no Brasil e sobretudo a alguns políticos. A participação da população nas redes sociais acontece em múltiplas áreas, contudo, destacaremos aqui três áreas. A política, a diversão e a interação social.
MIOPIA II
Quando parte da população acessa as áreas de diversão e interação social, não está lendo, pensando, discutindo e muito menos se preocupando com a política, com os políticos e suas ações que assim como num jogo de xadrez, requerem aguçada percepção do contexto e não de uma única jogada (ação política).
MIOPIA III
Quando a outra parte da população se interessa por política, mas não teve contato com o conhecimento nas áreas de ciência política, sociologia e antropologia, oferecidas na escola ou na universidade e tem como única fonte a internet, se torna massa de manobra, o resultado é a divisão. Que só interessa aos políticos!
Esta divisão, que já causou mortes, rompimentos familiares, que estremeceu velhas amizades é adubada, irrigada e exposta ao sol (redes sociais) diariamente por alguns políticos através de notícias falsas ou fora de contexto, assim como, com arquiteturas políticas que os mantém nos cargos através do voto dos míopes, ou melhor, dos incautos!
MIOPIA IV
Quarta-feira, dia 3 de abril, os prefeitos Douglas Silveira (Progressistas), de Cerrito, Márcio Porto (MDB), de Piratini, Rogério Cruz (MDB), de Jaguarão, Vinícius Pegoraro (MDB), de Canguçu, José Cláudio da Silva (Progressistas), vice-prefeito de Arroio Grande e Ivan Scherdien (Progressistas), de Turuçu, foram recebidos pelo presidente da CEEE Equatorial.
Retornaram da capital com promessa semelhante obtida na reunião realizada em 2023 numa sala do aeroporto de Pelotas que contou com a presença do governador Eduardo Leite (PSDB).
Em três dias ou no máximo até o final de semana os consumidores terão o fornecimento de energia restabelecido. Em 2023 foi restabelecido para todos entre 20 e 30 dias depois da data prometida. Quinta-feira (11), dia de fechamento da coluna, nove dias depois a promessa não foi cumprida e moradores de Arroio Grande ainda estão sem luz.
MIOPIA V
Sobre as reuniões de prefeitos com a Equatorial, tanto aquela de 2023 na sala do aeroporto com a presença do governador que veio a Pelotas de helicóptero num domingo e serviu apenas para o governador abraçar um familiar que estava de aniversário, quanto a reunião da semana passada em Porto Alegre, ambas não resultaram em nada.
MIOPIA VI
A história se repetiu e os prefeitos acreditaram, mas no momento havia outra alternativa?
Fora da esfera judicial, cada vez menos alternativas e força política os prefeitos e a população da Zona Sul terão para enfrentar os impasses originados pela falta de energia elétrica por longos períodos, a cada evento climático. Nossa força política se dividi em interesses ou compromissos políticos individuais.
MIOPIA VII
Porque a presidente da AZONASUL prefeita Paula Mascarenhas não acompanhou a pequena comitiva?
O vice representou, isso não exime a prefeita Paula Mascarenhas de tornar público o seu posicionamento sobre os serviços da Equatorial. Fique tranquila prefeita, caso a senhora exponha assim como a maioria da população, o seu descontentamento, ninguém vai interpretar como uma declaração sua de que seu governador fez um péssimo negócio.
MIOPIA VIII
A divisão nos enfraqueceu politicamente e isso é evidente. Sobre a Equatorial: o governador não se manifesta, os deputados estaduais, que eram cinco na lesgislatura passada, agora são dois, sendo que um é da base do governo e se preoccupa mais com a Coordenadoria Regional de Saúde. Nos resta esperar pela justiça que impõe força punitiva através de multas aplicadas a Equatorial, contudo, por enquanto não tivemos notícias que alguma multa foi paga, elas repousam sob (embaixo) pilhas de recursos.