Continuando a coluna da semana anterior, confira mais dicas essenciais para o carro no inverno.
6. Fique atento ao limpador de para-brisa
Borracha mais temperatura baixa e exposição ao sol resulta em ressecamentos. E palhetas ressecadas fazem barulhos, não limpam o para-brisa e riscam o vidro. A recomendação é trocá-las sempre que notar vibrações ou falta de eficiência na limpeza do vidro. Por fim, mantenha o reservatório de água do limpador sempre cheio para garantir higienizações em momentos de emergência.
7. Use a bateria com cuidado
A bateria tem grandes chances de arrear no frio, pois as baixas temperaturas comprometem as reações químicas no seu interior, dificultando a geração de energia do carro. Afinal, esse clima faz com que ela se esforce mais para funcionar com eficiência.
Portanto, a recomendação é fazer inspeções regulares e seguir o cronograma de revisões para garantir o bom desempenho da bateria. Evite dar partida com luzes e acessórios ligados para poupar energia. Procure um eletricista e faça um teste sobre as condições da bateria do seu carro no inverno, é uma forma de evitar paradas indesejadas.
8. Sistema de arrefecimento
Dependendo da temperatura, o líquido de arrefecimento pode congelar, o que prejudica o funcionamento, podendo acarretar sérios danos ao motor. Portanto, é importante que o líquido esteja com a quantidade de aditivo indicado pela montadora do veículo. A substituição do líquido de arrefecimento deve ser feito regularmente no período recomendado pela montadora.
O sistema aditivado nas proporções corretas diminui o ponto de congelamento do líquido, evitando surpresas desagradáveis ao tentar colocar o veículo em funcionamento.
9. Leve o seu veículo para uma oficina
Se você tem um mecânico de confiança, leve o seu veículo para fazer a manutenção preventiva regularmente. Ele é capacitado para fazer avaliações e consertos em peças, componentes e sistemas danificados por conta do frio ou pela utilização excessiva do veículo.
Quando realizadas de forma regular, as revisões evitam gastos causados por itens avariados, como o rompimento da correia dentada do motor, que entorta válvulas e deixa o veículo inativo por um bom tempo.
Portanto, mesmo que gere um custo inicial, é essa precaução que fará com que você economize e cumpra o objetivo mais importante: favorecer a sua segurança e a de terceiros (ocupantes, pedestres e outros motoristas).