O Insulfilm é um dos acessórios mais populares do mercado, seja para evitar que a cabine fique quente ou apenas por motivos de segurança.
Uma das razões pelas quais motoristas instalam películas automotivas, ou o “Insulfilm”, é a segurança. Muitos se sentem mais seguros dentro de um carro escuro, escondidos do mundo exterior. Pensam que, caso haja um ladrão à espreita, ele não vai poder identificar os ocupantes e conteúdos dentro do veículo.
Se a pessoa estiver sozinha, por exemplo, vai preferir que ninguém saiba, especialmente em um país onde a violência urbana é um medo constante.
Entretanto, também há um contraponto a esse pensamento. Com os ocupantes escondidos dentro do veículo, também será impossível identificar um agressor dentro do carro. No caso de um sequestro relâmpago, por exemplo, o criminoso passará despercebido.
O Insulfilm é, na verdade, uma marca que fabrica películas automotivas. O nome, como é comum acontecer, acabou pegando para descrever o acessório.
Como informa o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a legislação que define as regras para a utilização do “Insulfilm” é a resolução 254, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
O texto define que a “transmissão luminosa” através do vidro dianteiro não deve ser inferior a 75%. Ou seja, a película pode bloquear no máximo 25% da luz. No parabrisa, o filme também deve ser incolor.
Já os vidros laterais podem ser um pouco mais escuros, e a transmissão luminosa pode chegar a 70%, bloqueando-se 30% da luminosidade.
Multa para Insulfilm
Aos que desobedecerem a regra, cuja fiscalização compete ao Estado, a penalidade é de uma infração grave, com multa e retenção do veículo para regularização.
O órgão detalha, ainda, que o nível de luminosidade considera o “conjunto vidro-película”. Ou seja, se o vidro do carro já é ligeiramente escurecido, o grau de escurecimento do “Insulfilm” deve levar isso em conta.
E isso ocorre muitas vezes, no caso de algumas marcas, todos os modelos saem de fábrica com “vidros esverdeados”. O escurecimento do material é feito durante o processo de produção, não havendo película. Dessa forma, o próprio vidro diminui a luz que entra no habitáculo em pequenos graus, além de oferecer proteção contra os raios solares.
O objetivo é oferecer conforto ao motorista. Ao mesmo tempo, na percepção do Denatran, a diminuição excessiva da entrada de luz compromete a dirigibilidade do veículo. Assim, deve haver um equilíbrio entre os dois aspectos.
Como tirar Insulfim velho
Você comprou um carro usado com aquela película tão antiga que está até azulada? Ou apenas não curte vidros escurecidos e prefere o padrão original? Remover o Insulfim em casa não é difícil, mas exige cuidado para não deixar cola.
Uma forma simples de amolecer a cola da película é usando ar quente. Caso não tenha um soprador de ar quente, um secador de cabelo já atende. Apenas tome cuidado na hora de puxar o do vigia, para não estragar os filamentos do desembaçador.
Na hora de puxar é preciso ter paciência e evitar rasgar o filme. Puxar muito rápido pode deixar resquícios de cola. Enquanto puxa, continue jogando o ar quente no vidro.
Novos tipos de película
Hoje o mercado de acessórios está mais desenvolvido e traz muitas opções. Para quem procura apenas a segurança, existem as películas de proteção que servem para evitar que um criminoso quebre o vidro para acessar o interior do veículo. Não chega a ser igual a um vidro blindado, mas já salva de situações de risco.
Outra novidade do mercado são os Insulfilm fotocromáticos, que são escuros por fora e por dentro a visão é como se tivesse sem. Apesar de parecer ser o tipo “ideal” de película, ela fica fora de acordo com a legislação pois a transmitância luminosa é medida de fora para dentro.
Uma alternativa para quem está procurando o Insulfilm apenas para o carro não virar uma estufa são as de controle solar. Elas ficam dentro dos limites da lei e podem ser aplicadas em todos os vidros, deixando o aspecto levemente azulado. Esse tipo de película ajuda também no funcionamento do ar-condicionado, pela cabine não estar tão quente.